ZAMBUJAL: LUGAR IDILICO ONDE PASTA A GANADARIA VINHAS
Existem muitos mistérios por desvendar em torno do toiro de lide, da sua personalidade, do seu comportamento no campo e na praça. Muito do que é o toiro de lide nestes aspectos tem a ver com a personalidade do ganadeiro, do encaste que escolheu, da forma como os selecciona, do local que escolheu para que cresçam e se multipliquem até ao momento em que sejam escolhidos para serem lidados numa praça de toiros e alguns, os melhores, os excepcionais, possam voltar ao campo, indultados, e possam padrear e transmitir as suas características genéticas à prole.
Entrar na Herdade do Zambujal significa entrar no coração da ganadaria genericamente conhecida por Vinhas, que este ano cumpre 70 anos sobre a data em que ganhou antiguidade (Setúbal, 17 de Setembro de 1950). São mais de 3000 hectares de terreno em parte banhado pelo rio Sado e que se desenvolve em terrenos arenosos, com algumas elevações e uma enorme riqueza silvícola com pinheiro manso, eucaliptal e montado de sobro, com bons abrigos e pastagem abundante onde, em diversos cercados, os "Santacolomas" portugueses se encontram separados por idades, machos de um lado, fêmeas de outro, vacas afilhadas, e toiros e novilhos de saca, alguns dos quais serão lidados em Setembro em Lisboa no Campo Pequeno em corrida mista e comemorativa dos 70 anos da ganadaria.
Fundada em 1946, pelos irmãos Manuel e Mário Vinhas, com vacas e sementais de Pinto Barreiros, a ganadaria foi posteriormente aumentada com reses de Ignácio Sanchez Vazquez de Pablo (1953). Contudo, em 1964 todo o efectivo da ganadaria é substituído por vacas e sementais de Joaquin Buendia, puro encaste de Santacoloma, sendo a ganadaria refrescada a partir de 1992 com sementais de Los Caminos, Buendia e Ana Romero. A sua antiguidade está referenciada a 17 de Setembro de 1950, na Praça de Toiros de Setúbal. Pasta na Herdade do Zambujal, no concelho de Palmela.
A variedade de pelagens é grande como poderão ver na nossa reportagem fotográfica, e que é tão própria deste encaste onde predominam os cárdenos mas onde também existem os prets, pretos malhados, ensabanados...
A Herdade do Zambujal tem o Sado como companheiro e a fauna que se pode avistar é imensa, como são também fantásticas as vistas sobre o rio até Setúbal ou admirar a beleza da Serra da Arrábida ou o Castelo de Palmela. Imagens que ficam na retina e que aqui também vos queremos mostrar.
E agora, que os toiros invistam e que Deus reparta sorte!
Texto e fotos: António Lúcio