VILA FRANCA - AOS POUCOS FORAM-SE ESFUMANDO AS HIPÓTESES DE ÊXITO
Praça de Toiros “Palha Blanco” – Vila Franca de Xira – 03/10/2020 – Novilhada
Director: Ricardo Dias – Veterinário: Carlos Santos – Lotação: Esgotada
Cavaleiros: António Núncio, Diogo Oliveira (amador)
Forcados: Amadores de Vila Franca
Novilheiros: Alvaro de Faranda, Rafael Leon, Filipe Martinho, Carla Otero, Duarte Silva, Manuel Caballero
Ganadarias: Canas Vigoroux (1º e 2º) e Falé Filipe
AOS POUCOS FORAM-SE ESFUMANDO AS HIPÓTESES DE ÊXITO.
Uma novilhada com 8 reses é, por necessidade, longa. Se a isso juntarmos a pouca qualidade dos erales destinados aos novilheiros e a inoperância dos campinos nas 3 primeiras reses… compreende-se que é difícil arranjar motivos para destacar. E com essa pouca qualidade dos erales de Falé Filipe, foram-se esfumando as hipóteses de êxito dos seis novilheiros.
No toureio a cavalo actuou em primeiro lugar António Núncio frente a um erale de Canas Vigoroux de escassa presença. Actuação positiva nesta sua passagem por Vila Franca, destacando-se num bom curto, tendo recebido a rês com um ferro em sorte de gaiola.
Boa prestação na fase final, com dois curtos de muito boa nota, a do amador de Bucelas Diogo Oliveira e que foi autor dos melhores momentos no toureio a cavalo.
Duas pegas fáceis e ao primeiro intento a cargo de Vasco Carvalho e João Valença dos Amadores de Vila Franca.
No toureio a pé. Alvaro de Faranda lanceou à verónica e teve um faena algo longa e com pouco conteúdo por ambos os pitóns.
Rafael Leon também recebeu o seu erale com verónicas e umas séries pelo lado direito. O erale “rachou-se” cedo e buscou tábuas, não dando muitas hipóteses ao luzimento do novilheiro.
De joelhos e à porta-gaiola com uma larga cambiada recebeu Filipe Martinho o quinto da tarde. Boas verónicas e um excelente tércio de bandarilhas davam alguma esperança para a faena de muleta iniciada por estatuários e uns bons derechazo embarcando de largo as investidas que rápido se acabaram. Mostrou decisão mas o erale mais não permitiu.
A novilheira Carla Otero mostrou raça e valor frente a um erale que se cruzava e procurava o vulto. Esteve bem de capote e com a muleta tudo tentou para o èxito, aguentando muito na cara do erale mesmo quando este a mirava de alto a baixo. O público reconheceu o seu mérito com forte ovação.
Em sétimo lugar actuou Duarte Silva que também foi à porta-gaiola receber o seu oponente com uma larga cambiada de joelhos e verónicas. Não esteve feliz com as bandarilhas e a faena de muleta teve alguns muletazos soltos de boa qualidade.
Encerrou praça Manuel Caballero que lanceou à verónica e teve alguns bons muletazos pelo lado direito no início da faena. O erale também quis cedo a defesa das tábuas e aí se registam muletazos por ambos os pitons com valor.
Dirigiu o espectáculo Ricardo Dias assessorado pelo veterinário Carlos Santos.
Texto e foto: António Lúcio