TAUROMAQUIA NORTE/SUL, POR JOSÉ ANDRADE - CRÓNICA DA CORRIDA DE MONTEMOR-O-VELHO
Montemor 7 de Setembro 2024

Uma tarde muito agradável de toiros, da Festa dos Toiros, com uma moldura de aficionados a esgotar a praça, de aficion e alegria. Quase esgotadas as entradas, mostraram o entusiasmo que desculpou os novilhos, pequenotes, bonitos no trapio e com entrega nas boas lides que proporcionaram a Rui Salvador, a mostrar, se preciso fosse, que é um mestre. É mais um Senhor que se retira.
As duas lides de Rui Salvador, sempre em crescendo, tiveram colocações para todos os gostos, e foi um deleite ver a colocação de um 'violino' improvável e impensável.
Muito acarinhada, aplaudida e apoiada, Soraia Costa, mostrou que está em fase ascendente, brindando a concorrência com duas boas lides, onde mostrou e apresentou uma bem cuidada quadra de cavalos, colocando muito cuidado na preparação e colocação da ferragem, sem galopes desnecessários. Valeu o apoio que recebeu na deslocação dos amigos e muitos aficionados que ali a foram aplaudir.
Joaquim Brito Pais, mostrou na lide do seu segundo em sorte, e que encerrou a tarde de toiros em Montemor, que não haviam razões para tanto nervosismo e usar a 'vergonha toureira', recusando-se a receber em praça os aplausos após a lide do primeiro.
A ganadaria Santos Silva, e a ganadaria António Valente, que se deixassem no campo por mais um ano estes exemplares, por certo teríamos uma tarde de toiros, com outra crónica e a exigir do cronista mais eloquência.
Nas pegas todos estiveram bem citando e pegando os novilhos das duas diferentes ganadarias que em praça foram lidados. Estiveram à altura, com gente muito nova, a cumprir com garra e muita entrega a função, os de Grupos de Forcados de Alter do Chão e de Coimbra. Dirigida com eficiência e discrição q.b. o espectáculo teve a duração que deixou todos agradados.
PS:- Uma palavra de cumprimento e elogia para a explicação, se necessário fosse, da Senhora Presidente da Assembleia Geral do Clube Equestre de Montemor, com que brindou os aficionados que do Grupo de Aficionados do Norte e do Clube Equestre e Taurino da Póvoa (de Varzim), ali se deslocaram.
José Andrade (texto e fotos)










