TAUROMAQUIA NORTE/SUL, POR JOSÉ ANDRADE
allas 2016… vista através do Canal Toiros - Bons toureiros… muitos toiros, em tamanho e peso.
Acabaram hoje as ‘Fallas’, em Valência. Excepcionalmente, a vertente tauromáquica das ‘Fallas’, este ano, tiveram direito a uma corrida de toiros no domingo final. Uma excepção com um cartel de luxo, aliás, como o foram, para mim, alguns dos muitos cartéis que compuseram esta parte taurina dos festejos de Valência deste ano da graça de 2016. Acabaram hoje as ‘Fallas’, e encerrou a feira taurina.
Uma feira que primou pela inovação, dando lugar a que se apresentassem muitos jovens novilheiros e toureiros, e que apostou forte em diversificar também nas ganadarias.
As condições climatéricas só muito excepcionalmente também ajudaram. Vento, frio e chuva, foram servidos com perdulária bondade. Os aficionados sentados nas bancadas, mais pareciam adeptos de hóquei sobre o gelo, que de uma corrida de toiros, ainda que numa cidade mediterrânica.
Se a Feira de Olivença já nos tinha deixado de sobreaviso quanto ao bom toureio que este ano se candidata a ser incluído no catálogo à disposição dos aficionados, mostrando gente jovem a medir meças com figuras, no saldo final das ‘Fallas’ que hoje terminaram, renovamos a subscrição desta opinião, bem como a que já também aqui escrevemos, os toiros estão cada vez mais gordos, apresentáveis, bonitos de trapio… mas sem forças e algo acomodados. Parece que esta moda de preparem toiros em ‘ginásio’, só lá vai com doping. O exercício nas ‘pistas de tartan’ das herdades, está a provar que não trás nada de melhor na lide, ou na duração dela. Muito pelo contrário.
Bons toureiros, pela amostra, temos. Matéria prima para lidar… é só figura.
20 Março 2016
José Andrade