Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BARREIRA DE SOMBRA

Desde 13.06.1987 ao serviço da Festa Brava

BARREIRA DE SOMBRA

Desde 13.06.1987 ao serviço da Festa Brava

SEM OVOS É DIFÍCIL FAZER OMELETES…

02.10.23 | António Lúcio / Barreira de Sombra

Praça de Toiros “Palha Blanco” Vila Franca de Xira – 01/10/23 – Corrida Mista

Director: Lara Gregório de Oliveira – Veterinário: Jorge Moreira da Silva – Lotação:2/3 casa

Cavaleiros: Miguel Moura, Luís Rouxinol Jr

Matadores: Manuel Dias Gomes, Joaquim Ribeiro “Cuqui”

Forcados Amadores de Évora e Vila Franca

Ganadarias: Canas Vigoroux (4 – lide a cavalo); Assunção Coimbra e Calejo Pires (lide a pé)

20231001_170345.jpg

Os conceitos dividem-se e não têm por que ser homogéneos. E o bravura é um deles. O público é soberano mas apenas e só quando é uma maioria que decide ou não premiar uma determinada lide, faena, pega ou touro. Quando as opiniões se dividem é porque se calhar afinal não foi assim tão bravo. Mas com beneplácito de algum público e da directora de corrida, foi premiado o sexto da tarde.

Comecemos pelos toiros anunciados e lidados na soalheira tarde de domingo em Vila Franca. Os de Canas Vigoroux, bem apresentados, não transmitiram e tiveram como denominador comum a falta de entrega. Dos de Assunção Coimbra serviu o lidado em último lugar que exigiu bastante do matador Joaquim Ribeiro “Cuqui”, e os de Calejo Pires mostram algum génio o primeiro e foi manso sem remissão o segundo, que coube a Dias Gomes.

Os toureiros saem à arena em busca de concretizar um triunfo, uma lide arrebatadora, capaz de fazer soar aplausos e olés e na tarde de domingo em Vila Franca, essas esperanças foram-se esfumando à medida que a corrida avançava.

Estiveram os 4 toureiros bem por cima dos toiros que lhes tocaram por sorteio. Miguel Moura cumpriu em ambos os toiros, com destaque para os curtos no primeiro da ordem que na reunião investia sempre de cara no ar e com um excelente comprido em sorte de gaiola a receber o seu segundo, e ainda dois bons curtos e um de palmo a rematar esta sua passagem por Vila Franca.

Luís Rouxinol Jr precisa de toiros que carreguem para desbobinar o seu toureio. O primeiro comprido foi de boa nota depois de ter recebido o toiro à porta de curros e teve bons momentos com a ferragem curta pelo que arriscou. No que foi sexto da ordem, boa actuação em especial com a ferragem curta.

O matador Manuel Dias Gomes, recebeu o seu primeiro, de Assunção Coimbra e que foi mansote, com bonitas verónicas a que responde “Cuqui” com um quite por chicuelinas. Bandarilharam, e bem, João Pedro Açoriano e Miguel Silva, que saudaram. Faena de muleta com classe e saber por ambos os pitóns mas sem romper em êxito pois o toiro foi-se apagando e o toureiro teve de porfiar para lhe sacar os muletazos. Manso sem remissão o que segundo, de Calejo Pires que desde que saíu à arena procurou fugir da luta indo para terrenos do sector 5 e foi aí que Dias Gomes tentou, com valor, sacar-lhe os poucos passes que permitiu.

Um pouco mais de sorte teve Joaquim Ribeiro “Cuqui”. O seu primeiro, de calejo Pires teve mais génio que bravura, investindo a revolver-se rápido em cada muletazo. “Cuqui” havia-o recebido por verónicas e a sua quadrilha bandarilhou bem com Joaquim Oliveira e Miguel Silva a saudarem. Faena de muleta de entrega com destaque para uma boa série de naturais, o melhor lado do toiro. O seu segundo, de Assunção Coimbra, foi exigente e com ele andou bem de capote com uma larga afarolada de joelhos e verónicas. Dois bons pares de Tiago Silva. Com a muleta houve bons momentos pelos dois lados, alguns remates pintureros e uma faena que, no geral, agradou ao grande público numa boa passagem pela arena vilafranquense do toureiro moitense.

Os Forcados encarregues das pegas nesta tarde, pertenciam às formações de Évora e de Vila Franca. Pelos Amadores de Évora consumara, ambos à 3ª tentativa, os forcados Carlos Sousa e José Maria Passanha enquanto pelos Amadores de Vila Franca consumaram bem à 1ª os forcados Guilherme Dotti e Rodrigo Andrade.

Dirigiu o espetáculo Lara Gregório de Oliveira assessorada pelo veterinário Jorge Moreira da Silva.

Texto e foto: António Lúcio