PRAÇA ESGOTADA NA XIª CORRIDA DA AUTO AGRÍCOLA SOBRALENSE
Praça de Toiros de Sobral de Monte Agraço – 10/09/17 – Corrida de Toiros
Director: João Cantinho – Veterinário: José M. Lourenço – Lotação: esgotada
Cavaleiros: António Telles, Luís Rouxinol, Tito Semedo, Ana Batista, Manuel Telles Bastis, Luís Rouxinol Jr
Forcados Amadores: Lisboa, Coruche
Ganadarias: Canas Vigoroux, Prudêncio (4º)

PRAÇA ESGOTADA NA XIª CORRIDA DA AUTO AGRÍCOLA SOBRALENSE
A praça de toiros de Sobral de Monte Agraço esgotou a sua lotação na XIª Corrida da Auto Agrícola Sobralense e teve um excelente ambiente e bons momentos de toureio. A tragédia também rondou, com a violentíssima colhida de João Mesquita (Amadores de Coruche) na pega aos exto da tarde, mas felizmente tudo não passou de um enorme susto, mostrando que o perigo é uma constante e que a corrida de touros não é uma farsa…
António Telles abriu praça com uma lide bem medida a um toiro de Canas Vigoroux que foi mansote e se defendeu um pouco para tábuas. António, em bom plano e com critério, deixou alguns ferros a sesgo e rematou a sua actuação com um bom curto em sorte frontal com um quarteio bem ajustado.
Luís Rouxinol esteve em grande plano frente a um bravo e nobre, mas também de escassa força, toiro de Canas Vigoroux. O jabonero tinha qualidade e Rouxinol aproveitou ao máximo a nobreza e suavidade das investidas para se recrear na brega e nos remates e deixar uma série de curtos de boa nota e a rematar esta boa actuação, um grande par de bandarilhas.
Tito Semedo teve por diante o terceiro da tarde, mansote mas a investir sem problemas e teve uma passagem por Sobral sem grandes destaques, cumprindo a papeleta e rematando com um de violino e outro de palmo.
Ana Batista esteve bem na brega e a cravar. Um regresso em bom plano a esta praça, conseguindo uma boa actuação nos curtos, a qual foi rematada com dois de palmo sempre do agrado do público. Lidou um toiro de Prudêncio que foi manso.
Manuel Telles Bastos lidou o mais pesado da tarde, um toiro que foi reservado nas suas investidas. Telles Bastos andou bem na brega, com bom critério na escolha dos terrenos e presenteou o público com uma boa actuação. Deixou bons ferros curtos.
Para encerrar a corrida Luís Rouxinol Jr que se enfrentou a um manso que não colocou demasiados problemas a este jovem valor da nossa tauromaquia. Teve dois bons curtos, rematou bem as sortes e terminou a lide com um de palmo e outro de violino.
Para pegarem os seis toiros saltaram a trincheira os Forcados Amadores de Lisboa e os Amadores de Coruche. Por Lisboa foram caras César Gonçalves que se fechou bem ao primeiro intento, seguido por Pedro Gil numa grande cara à primeira e Daniel Batalha numa rija intervenção à segunda. Pelos de Coruche, Bruno Matias consumou facilmente à primeira, seguido por João Prates numa boa prestação à primeira. A tragédia rondou a praça na única tentativa de João Mesquita que foi violentamente colhido e teve de ser evacuado para o Hospital. Foi dobrado pelo valente Rui Godinho “Peitaça” que à segunda se fechou com habitual raça.
De realçar o excelente labor de brega de Manuel dos Santos “Becas” na colocação do sexto toiro para a pega.
A corrida foi bem dirigida por João Cantinho, assessorado pelo veterinário José Manuel Lourenço.
Crónica de António Lúcio