Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BARREIRA DE SOMBRA

Desde 13.06.1987 ao serviço da Festa Brava

BARREIRA DE SOMBRA

Desde 13.06.1987 ao serviço da Festa Brava

OS TOIROS DE MIURA E PALHA PARA VILA FRANCA

30.04.19 | António Lúcio / Barreira de Sombra

No próximo dia 5 de Maio na Centenária Praça de Toiros Palha Blanco recebe uma corrida de toiros – concurso de ganadarias – onde o destaque será a presença de seis das mais emblemáticas ganadarias ibéricas.

Hoje apresentamos os toiros de Miura e Palha selecionados a preceito pelos seus criados para estarem presentes neste importante acontecimento.

De seguida apresentamos os dados históricos das ganadarias mencionadas bem como os dados dois toiros a lidar.

 

GANADARIA MIURA

Nome: Reinasolo

Número: 47

Pelagem: Preto Bragado

Nascimento: 15 de Janeiro de 2015

 

Dados Históricos

Antiguidade: 30 de Abril de 1849

 

Iniciada em 1842 por Don Juan Miura, através de reses de Antonio Gil, e posteriormente com outro lote grande de vacas de Don José Luis Alvareda, todas elas procedentes de Don Francisco Gallardo.

 

Nos anos de 1850 e 1852 agregaram-se reses de Doña Jerónima Núñez de Prado, viúva de Cabrera, juntando-se em 1854 sementais de Don José Arias de Saavedra (Vistahermosa).

 

Após o falecimento de Don Juan, em 1855, passa a ganadaria a anunciar-se em nome de sua esposa, e posteriormente ao seu filho mais velho, Don Antonio Miura, e com a morte deste no ano de 1893, foi o seu irmão Don Eduardo quem assumiu a ganadaria, herdando a mesma decorria o ano de 1917 aos seus filhos Don Antonio e Don José, anunciando-se: “Hijos de Don Eduardo Miura”.

 

Em finais de 1940, Don Antonio e Don José cedem a ganadaria a seu filho e sobrinho Don Eduardo Miura Fernández. Com o falecimento de Don Eduardo Miura Fernández no ano de 1996, assumem a ganadaria os seus filhos Don Eduardo e Don Antonio Miura, anunciando a ganadaria como “Hijos de Don Eduardo Miura”.

 

Em 2002 a ganadaria passa a anunciar-se como “Miura”.

 

Fonte: www.torosbravos.es – Site da Unión de Criados de Toros de Lidia

 

GANADARIA PALHA

Nome: Pintanegro

Número: 291

Pelagem: Preto

Nascimento: 9 de Setembro de 2014

 

Dados Históricos

Antiguidade: 04 de Novembro de 1883

 

Formada em 1848 pelo senhor António José Pereira Palha, passa a anunciar-se no ano de 1875 com o nome de seu filho senhor José Pereira Palha Blanco, com reses de origem portuguesa, e de Concha y Sierra, Miura, Trespalacios e Veragua, lidando pela primera vez em Lisboa decorria o ano de 1854 e em Madrid em 1862.

 

Em 1937 herdam a ganadaria os netos Francisco e Carlos Van Zeller Palha, que adquirem vacas Pinto Barreiros e sementais de Belmonte e de Domingo Ortega. Posteriormente, a ganadaria é aumentada com um lote de vacas e dois sementais de Isaías y Tulio Vázquez.

 

Em 1980 passa a ganadaria a seus sobrinhos - Van Zeller Palha Botelho Neves e João Folque de Mendoça - que adquirem sucessivamente vacas e sementais de Oliveiras, Irmãos, três sementais de Torrealta e recentemente um lote de vacas e três sementais de Baltasar Ibán que levam por separado.

 

Na atualidade a ganadaria é formada com vacas e sementais de duas procedências distintas. A primeira constituída por vacas e sementais de Pinto Barreiros, Don Isaías y Tulio Vázquez e Oliveiras Irmãos cruzados entre si; e a segunda procedência constituída por vacas e sementais de Baltasar Ibán que levam em separado.

 

Fonte: www.torosbravos.es – Site da Unión de Criados de Toros de Lidia

VFX_Miura.jpg

 

VFX_Palha.jpg