NO DOMINGO FUI A VILA FRANCA E BATI COM O NARIZ NA PORTA…
Tarde de domingo, climatologicamente instável mas, mesmo assim, a minha afición levou-me até Vila Franca com a intenção de assistir a mais um espectáculo taurino com toureio a pé depois das boas sensações vividas na noite anterior com a novilhada. Mas, ao chegar às proximidades da praça cruzei-me com o camião de cavalos de Francisco Palha que a abandonava… Ainda assim, e porque eram horas para levantar a acreditação de imprensa, dirigi-me à bilheteira. E foi-me indicado que não havia corrida…
O que teria acontecido? As conversas nas imediações da praça apontavam para a recusa de um dos toiros espanhóis, por falta de peso e que os sobreros não obtiveram a aquiescência dos matadores para os lidar. Um lacónico e curto comunicado afixado junto das bilheteiras assim o dava a entender.
Vi Juan Bautista (apoderado de Daniel Luque) com os forcados de Vila Franca à porta do antigo restaurante Redondel e depois na rua e já perto do Mercado Municipal Joaquin Dominguez (apoderado de Juanito) e filho. Não evidenciavam aborrecimento ou contrariedade nos seus rostos.
E a corrida não se deu… e os aficionados, a tauromaquia e Vila Franca ficaram a perder. Ouviu-se muita coisa e os esclarecimentos ficaram por dar.
Todos sabemos que quando vêm matadores espanhóis, impõem toiros e, como sempre todo o cuidado é pouco. O ditado popular de que “cautelas e caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguém” aplica-se na sua essência. Os toiros espanhóis não tinham sido vistos atempadamente e muito antes do embarque? Não havia a possibilidade de trazer 2 sobreros da mesma ganadaria ainda que tal implicasse custos acrescidos de devolução à ganadaria caso não fossem lidados? Ou não haveria uma ganadaria portuguesa da confiança de Luque que pudesse fornecer esses mesmos sobreros?
A solução encontrada foi, na minha modesta opinião, a pior que podia ser encontrada.
Não estaria Juanito disponível para tourear se Luque se fosse embora?
Não havia a hipótese de contratar à última hora um substituto para Luque e avançar com a corrida? Haveria custos acrescidos para a empresa?
Não sei.
Sei isso sim que tive de me vir embora e como eu muita gente. E que a Festa e Vila Franca ficaram a perder. O que não podia nem devia ter acontecido.
António Lúcio, 09.10.24 Sobral de Monte Agraço