Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BARREIRA DE SOMBRA

Desde 13.06.1987 ao serviço da Festa Brava

MUITA PARRA E POUCA UVA… VALEU A SEGUNDA ACTUAÇÃO DE ANTÓNIO TELLES

NA PRIMEIRA A ÉPOCA EM VILA FRANCA DE XIRA

07.05.21 | António Lúcio / Barreira de Sombra

IMG_9196.JPG

Praça de Toiros “Palha Blanco” – Vila Franca de Xira – 07/05/21 – Corrida de Toiros

Director: Tiago Tavares - Veterinário: Hugo Rosa – Lotação: quase cheia

Cavaleiros: António Telles, Luís Rouxinol, Duarte Pinto

Forcados Amadores de Vila Franca e Amadores de Alcochete

Ganadaria: Dr. António Silva

MUITA PARRA E POUCA UVA… VALEU A SEGUNDA ACTUAÇÃO DE ANTÓNIO TELLES

“Fome de toiros” apesar das restrições e o público respondeu em bom número à 1ª corrida do ano em Vila Franca e onde se anunciaram e lidaram seis toiros de Dr. António Silva com muita presença, média bem próximo dos 600 kilos mas que faltou bravura no geral, salvando-se o sobrero lidado em 4º lugar por António Telles e que consideramos a lide da tarde. Merecida a chamada à arena da representante da ganadaria.

O primeiro foi devolvido por invalidez e António Telles lidou o que seria o seu segundo, numa actuação morna e sem romper. Mas na lide ao bom toiro que estava como sobrero, um toiro bravo e que foi muito bem aproveitado nas suas investidas francas pelo cavaleiro da Torrinha que lhe deixou dois curtos de muito boa nota e que lhe valeram chamada especial aos médios.

Luís Rouxinol teve a sua melhor prestação frente ao segundo da tarde, rematada de palmito e com um bom par de bandarilhas depois de te deixado apenas meio na sua primeira tentativa. O quinto da ordem não lhe deu muitas oportunidades de êxito e o cavaleiro também acusou a longa paragem do ano passado.

Duarte Pinto não teve a sua tarde em duas actuações muito abaixo das suas reais potencialidades com toiros complicados, manso e a adiantar-se e emparelhar-se o seu primeiro e que alguns fizeram premiar com volta concedida pelo director de corrida injusta e imerecidamente e não se entendeu também com o seu segundo excepto no último ferro que foi de boa nota.

Os Forcados Amadores de Vila Franca consumaram à 2ª tentativa uma rija pega ao primeiro da tarde por intermédio de Luís Valença; David Moreira à 3ª tentativa com o toiro a entrar duro no 3º da ordem e outra rija pega de caras à 2ª a encerrar a sua prestação com o forcado Guilherme Dotti. Os Amadores de Alcochete consumaram por internédio de Vítor Marques á 2ª no segundo da tarde; João Belmonte à 1ª uma boa intervenção frente ao quarto e encerraram a sua prestação com outra rija pega à 2ª tentativa, esta a cargo de Manuel Pinto.

Os toiros de Dr. António Silva tiveram presença e o melhor de todos foi o 4º da ordem, primeiro sobrero. Ao invés o lidado em terceiro lugar.

Dirigiu o espectáculo o Sr. Tiago Tavares com assessoria do veterinário Dr. Hugo Rosa.

Texto e foto: António Lúcio