Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BARREIRA DE SOMBRA

Desde 13.06.1987 ao serviço da Festa Brava

BARREIRA DE SOMBRA

Desde 13.06.1987 ao serviço da Festa Brava

JOAQUIM BRITO PAES, O MAIS DESTACADO DE UMA NOITE MORNA EM ESTREMOZ

RESISTIREMOS FOI, DE NOVO, O LEMA. TESTES COVID GRATUITOS

18.07.21 | António Lúcio / Barreira de Sombra

IMG_1002.JPG

Praça de Toiros de Estremoz – 17/07/2021 – Corrida de Toiros

Director: Marco Gomes – Veterinário: João Candeias

Cavaleiros: João Moura Caetano, Duarte Pinto, Joaquim Brito Paes, António Telles (filho)

Forcados Amadores de Arronches, Monforte e Redondo

Ganadarias: Paulo Caetano (1º, 3º e 5º), e Irmãos Caetano (2º, 4º e 6º)

JOAQUIM BRITO PAES, O MAIS DESTACADO DE UMA NOITE MORNA EM ESTREMOZ

Estremoz deu uma vez mais o (bom) exemplo no que à realização segura de espectáculos tauromáquicos com a empresa Ovação e Palmas, de Luís Pombeiro, a oferecer a possibilidade aos espectadores de fazerem ali mesmo o teste ao Covid, de  forma gratuita e avalizado por profissionais de saúde. De todos os muitos testes realizados, o resultado foi de 0 (ZERO) positivos. Parabéns pela inovação e ousadia e também por ter integrado dois jovens valores entre os praticantes para partilharem cartel e lidarem cada um um toiro.

Gostei francamente da actuação de Joaquim Brito Paes, muito correcto na forma como bregou e rematou as sortes e pelos bons ferros que colocou no terceiro da noite. Um bom comprido a abrir a sua lide e a série de quatro curtos foi de muito mérito pela forma como se colocou, pelas distâncias e pela forma como os cravou, com destaque para o segundo e para o último. Desde cedo “agarrou” o público e teve uma destacada actuação.

Moura Caetano esteve a gosto frente aos seus dois toiros. Esteve bem preparar e a rematar as sortes, utilizando o seu conceito de câmbios em quase toda a ferragem, encontrando as distâncias mais correctas para a abordagem das sortes que, contudo, nem sempre tiveram reuniões tão ajustadas quanto se justificava. No geral duas actuações positivas.

O segundo cavaleiro em praça foi Duarte Pinto que não deu a importância devida aos compridos em ambos os toiros. No seu primeiro demorou algo a entender as distâncias e deixou dois curtos de melhor nota. No quinto, que teve qualidade e com o ganadeiro a ser chamado à arena, Pinto esteve em melhor plano na larga série de curtos com dois deles de muito boa nota, terminando em bom plano.

Para lidar o sexto saiu á arena António Telles (filho) que se mostrou também em bom plano com uma actuação onde sobressaiu a sua noção de lide, a colocar bem o toiro e a cravar alguns bons curtos, como por exemplo os terceiro e quarto. Foi uma agradável prestação.

Três Grupos de Forcados disputaram o prémio para a melhor pega, sendo o júri constituído pelo empresário Luís Pombeiro, por Hélder Cebola da OPE e o crítico tauromáquico António Lúcio. Pelos Amadores de Arronches foram forcados de cara Gabriel Pimenta que consumou à segunda e Luís Sarrato que emendou bem e à primeira o seu colega João David Cunha que se lesionou na única tentativa que efectuou. Pelos Amadores de Monforte, José Chamorro consumou rija cara à 3ª e João Franjoso à 2ª tentativa. Finalmente, pelos Amadores do Redondo, Hugo Figueira efectuou uma bela pega de caras à 1ª e venceu o troféu em disputa e Jorge Gato encerrou praça com uma pega ao terceiro intento.

Os toiros de Paulo Caetano e de Irmãos Caetano com boa apresentação, foram díspares de comportamento destacando-se pela positiva o lidado em quinto lugar.

Dirgiu o espectáculo Marco Gomes, assessorado pelo veterinário João Candeias. Durante as cortesias foi guardado um minuto de silêncio em memória de João Cortesão e das vítimas do Covid e lido um texto alusivo à importância da data.

Texto e foto: António Lúcio