Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BARREIRA DE SOMBRA

Desde 13.06.1987 ao serviço da Festa Brava

BARREIRA DE SOMBRA

Desde 13.06.1987 ao serviço da Festa Brava

HOMENAGEM EM SEVILHA À GERAÇÃO DE 27 - 13 DE DEZEMBRO REPRESENTANTES DE PORTUGAL PRESTAM HOMENAGEM A IMPORTANTE MOVIMENTO LITERÁRIO ESPANHOL

12.12.17 | António Lúcio / Barreira de Sombra

Lisboa - 12 de dezembro - O presidente do Centro Cultural de Belém, Elísio Summavielle, e o artista plástico Pedro Cabrita Reis, vão estar presentes amanhã, dia 13 de dezembro, em Sevilha, na homenagem à Geração de 27,  o importante movimento literário espanhol que teve a primeira reunião formal em 1927, em Sevilha. O encontro será promovido pelo toureiro espanhol Miguel Ángel Perera.

 

Para Elísio Summavielle “a Geração de 27 foi uma marca indelével da cultura do século XX, em toda a Península Ibérica e também na Europa. Reunir 90 anos depois no mesmo local alguma da boa massa crítica e criativa da contemporaneidade, em homenagem a essa geração, é um momento único, e foi para mim um convite irrecusável. Pela defesa da cultura, de um património comum, e do maior valor que é a defesa da diversidade cultural nos tempos estranhos que vivemos”.

 

Para além dos representantes portugueses estarão presentes no encontro importantes personalidades do panorama cultural espanhol, designadamente o tenor Plácido Domingo, o ator Juan Echanove, o filósofo Fernando Savater, o cantor de flamenco José Mercé e o poeta Carlos Marzal.

 

O objetivo do encontro no histórico Ateneu de Sevilha é recriar o encontro de 1927 e homenagear as figuras da cultura espanhola que então se encontraram e que constituíram a chamada Idade da Prata da Literatura Espanhola, que integrou nomes como Federico García Lorca, Jorge Guillén ou Rafael Alberti.

 

Para além da sua importância para o universo literário, o movimento criado pela Geração de 27 teve um papel fundamental no entendimento da tauromaquia enquanto expressão cultural acarinhada pelo povo e também pelas elites culturais. A Protoiro – Federação Portuguesa de Tauromaquia foi convidada para o evento e estará representada por Helder Milheiro, Presidente da Comissão Executiva.