HOJE TOUREIO EU... DAS INCLEMÊNCIAS DO CLIMA, ÀS SUSPENSÕES E ADIAMENTOS
O clima tem das suas e as alterações climáticas fazem sentir-se em todos os campos de actividade, não sendo a tauromaquia a excepção. O ditado diz que toiros é com «sol e moscas» e este início de temporada tem sido, uma vez mais, atribulado no que a suspensões adiamentos diz respeito.
Criam-se expectativas e os aficionados esperam, com alguma avidez, que determinados espectáculos se realizem. E, diversas vezes, a climatologia encarrega-se de não permitir concretizar espectáculos e anseios.
Sempre me lembro de Março ser tempo de chuva e Abril igual. Talvez agora se faça sentir com maior intensidade em determinados momentos e lugares a intensidade das chuvas e das tempestades que têm assolado o País. Muitos espectáculos adiados por esse motivo dá que pensar.
E dá que pensar que algumas praças de toiros não reunam condições para continuarem a dar espectáculos taurinos nos termos do regulamento em vigor e que nada se faça para inverter essa realidade. Sabemos que algumas praças são propriedade privada e que os seus proprietários não têm forma de custear as despesas de reabilitação necessárias auferindo apenas do valor pago pelos empresários. Há que buscar soluções que permitam resolver problemas, criar sinergias/parcerias com as autarquias, por exemplo.
A tauromaquia não pode parar. Por isso, vá aos toiros e divirta-se.