Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BARREIRA DE SOMBRA

Desde 13.06.1987 ao serviço da Festa Brava

BARREIRA DE SOMBRA

Desde 13.06.1987 ao serviço da Festa Brava

GRANDE TRIUNFO DE MOURA JR FRENTE A UM BRAVO TOIRO DE VINHAS. GRANDES PEGAS DE CARAS DOS DOIS GRUPOS DE FORCADOS

01.05.22 | António Lúcio / Barreira de Sombra

Praça de Toiros “Palha Blanco” – Vila Franca de Xira – 01/05/22

Director: Fábio Costa – Veterinário: Jorge M. Silva

Cavaleiros: Manuel Telles Bastos, João Moura Jr, João Ribeiro Telles

Forcados Amadores de Vila Franca e de Caldas da Rainha

Ganadaria: Vinhas

IMG_9519.JPG

Grande tarde de toiros em Vila Franca, a deste 1º de Maio. Uma corrida da ganadaria Vinhas muito bem apresentada, com 5 toiros de boa nota (apenas o quarto destoou em comportamento) e com o 5º, com o nº 15, de 605 kg a ser merecedor do prémio de volta à arena, com grandes pegas de caras dos dois grupos a fazerem o público das bancadas, numa tarde onde foi homenageado postumamente o Sr. Fernando Palha e que melhor homenagem do que este resultado final lhe poderia ter sido prestada.

M TELLES.JPG

Manuel Telles Bastos lidou bem, recebendo o que abriu praça à porta de curros, a bregar com classe e a cravar 3 compridos à tira, para depois deixar uma série de 4 curtos com o último a ser o de melhor execução e cravagem. No seu segundo, que teve um comportamento estranho, deixou o primeiro comprido no corredor sendo atingido pelo toiro sem consequências. Nos curtos, 2º e 5º foram de muito boa execução com reuniões ajustadas e aplausos do público.

MOIURA JR.JPG

João Moura Jr vinha decidido a triunfar e arriscou. E ganhou. Recebeu bem o seu primeiro e deixou-lhe dois compridos, melhor o segundo. Com a ferragem curta deixou 3 bons ferros em viagens de largo e cravar bem, com o toiro a carregar na reunião. Mas foi no bravo quinto que Moura Jr aqueceu e de que maneira as bancadas. O seu segundo curto, em que deu primazia ao toiro, foi excelente. Subiu de tom nos restantes 2 e rematou com um excelente ferro de palmo, a atacar o toiro, aguentar a sua investida e rematar como mandam as regras.

J TELLES.JPG

O terceiro cavaleiro em praça foi João Ribeiro Telles e lidou um toiro que não reagiu aos primeiros ferros. João Telles esteve bem a procurar interessá-lo na montada conseguiu dois ferros de boa nota, os terceiro e quinto. No que encerrou praça, um toiro com muita presença, recebeu bem e deixou-lhe dois compridos à tira. Nos curtos, o primeiro foi de muito boa execução e a brega de alto nível. Terceiro, quarto e quinto foram muito bons, a atacar o toiro de praça a praça.

No capítulo das pegas, estiveram em praça os Forcados Amadores de Vila Franca e de Caldas da Rainha. Momentos de grande emotividade, de enorme valor dos dois grupos, não apenas dos forcados de cara como também dos ajudas, a suportarem as investidas dos toiros que se empregavam a fundo. Mérito grande da rapaziada das jaquetas.

1 VFX.JPG

Os Forcados Amadores de Vila Franca tiveram na cara os forcados Vasco Pereira que consumou com muita raça à 1ª e com boa intervenção do 1º ajuda; João Matos esteve excelente em todos os momentos – no cite, a recuar e a fechar-se -numa pega de grande valor e emoção; e finalmente Guilherme Dotti espectacular à 1ª com grande intervenção do 1º  ajuda e do rabejador que foram também chamados à arena.

1 C RAINHA.JPG

Pelos Forcados Amadores de Caldas da Rainha, foram forcados de cara Lourenço Palha, muito bem na segunda tentativa; seguindo-se Duarte Palha noutra grande pega à 2ª tentativa, e a encerrar praça o cabo Duarte Manoel numa rija intervenção também ao segundo intento.

A corrida foi dirigida por Fábio Costa assessorado pelo veterinário Jorge Moreira da Silva. Nas cortesias doi prestada homenagem póstuma ao Sr. Fernando Palha.

Texto e fotos: António Lúcio