Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BARREIRA DE SOMBRA

Desde 13.06.1987 ao serviço da Festa Brava

BARREIRA DE SOMBRA

Desde 13.06.1987 ao serviço da Festa Brava

FEIRA DE MAIO DE AZAMBUJA: A MAIS CASTIÇA DO RIBATEJO! 25 A 29 MAIO

27.04.17 | António Lúcio / Barreira de Sombra

campinos 10.jpgA Centenária Feira de Maio, a mais castiça das Festas Ribatejanas, está de regresso à Vila de Azambuja, entre 25 e 29 de Maio de 2017. São cinco dias recheados de festa brava e aficion, na qual não vão faltar actividades equestres, taurinas, animação popular e muita música.

 

O cartaz é recheado e promete ser do agrado de todos. O Grupo Luckie Duckies vai atuar a 25, dia inaugural do evento. O artista David Antunes é a atração da mágica “noite da sardinha assada” (6ªfeira, 26). No sábado, 27 de Maio, destaque para a atuação da banda de maior nomeada, os Amor Electro.

 

No Campo da Feira, a “Praça das Freguesias” apresenta a gastronomia regional e a animação artística mais típica das Freguesias do Concelho. No mesmo recinto estará, também, o pavilhão das Actividades Económicas e do Artesanato “Artes e Ofícios”.

 

Nas ruas da Vila, a grande atracção da festa vai para as largadas de toiros, que fazem as delícias dos mais aficionados, e dos milhares de visitantes. Sem esquecer as tertúlias particulares, que abrem as portas a todos os que queiram beber um copo ou petiscar, e a ornamentação bem garrida e castiça de fachadas e janelas que tornam esta feira tão genuína e única.

 

Para a noite de 26 de Maio está reservado um dos momentos altos da festa. O desfile dos campinos com o gado à luz de archotes e, a partir da meia-noite (após a recolha dos toiros), a distribuição gratuita de sardinhas, pão e vinho em diversos locais da vila. Pela noite dentro, para além da atuação de David Antunes, seguem os arraiais até ao romper do dia.

 

Na manhã de domingo, um momento solene, com a tradicional Homenagem ao Campino. Todos os campinos vêem o seu valor reconhecido, na figura de um dos campinos que há mais anos colabora na Feira de Maio e dedica a sua vida à criação do toiro bravo. Destaque ainda para a Tradicional Corrida de Toiros à portuguesa, pelas cinco da tarde na Praça de Toiros Dr. Ortigão Costa.

 

A encerrar as festividades, na manhã de segunda-feira, 29 de Maio, centenas de alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico enchem as ruas de Azambuja com o projeto de multi-atividades “Feira na Vila”. À meia-noite, um espetáculo de fogo-de-artifício dará por encerrada a Feira de Maio 2017.