Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BARREIRA DE SOMBRA

Desde 13.06.1987 ao serviço da Festa Brava

BARREIRA DE SOMBRA

Desde 13.06.1987 ao serviço da Festa Brava

DOIS EXCELENTES ERALES DE SÃO TORCATO E TRIUNFO DE JÚLIO NORTE EM VILA FRANCA

30.06.24 | António Lúcio / Barreira de Sombra

Praça de Toiros “Palha Blanco” – Vila Franca de Xira – 29.06.24 – Novilhada

Director: José Soares – Veterinário: Jorge Moreira da Silva

Novilheiros: Francisco Benito, Rafael Quesada, Gonçalo Alves, Júlio Norte

Ganadaria: São Torcato

IMG_5517.JPG

1000004556 (1).jpg

Foram excelentes dois dos erales de São Torcato, 1º e sobrero (em substituição do 4º da ordem), pela nobreza, classe e repetição de humilhadas investidas e que após a lide do sobrero mereceram a chamada do ganadeiro à arena, algo que deveria ter sucedido também após a lide do primeiro.

Abriu para Francisco Benito que se entendeu bem com a qualidade do eral quer de capote quer com a muleta, com algumas boas séries em especial uma por naturais que foram muito bons. Depois de uma voltareta sem consequências voltou a agarrar o público com um bom conceito de toureio mas sem superar a qualidade do erale.

O segundo da ordem tinha que tourear, exigia mais, e o jovem novilheiro Rafael Quesada não mostrou argumentos suficientemente convicentes, apesar de uns quantos passes com qualidade quando se parou e centrou nas sortes.

Em terceiro lugar esteve Gonçalo Alves, bem de capote, variado nos lances e com um bom tércio de bandarilhas. O novilho tinha qualidade mas Gonçalo andou algo acelerado, demorando algum tempo até entrar de pleno numa faena que teve mérito nos passes iniciais de joelhos no centro da arena e com alguns bons naturais e derechazos que chegaram ao público.

Finalmente, e com o sobrero (o titular foi devolvido por ter um pitón partido), chegou o triunfador da tarde, de sue nome Júlio Norte. Um excelente eral que recebeu com larga cambiada de joelhos e toureou bem de capote. Boa faena de muleta, por ambos os pitóns, templada e mandona, muletazos largos… enfim, esteve muito bem, em novilheiro e aproveitando ao máximo as investidas deste último eral que foi premiado com volta à arena e forte ovação do público.

O espectáulo, que foi gratuito, iniciou-se com a entrega por parte do Presidente da CM Vila Franca de um capote de passeio a Gonçalo Alves e foi dirigido por José Soares assessorado pelo veterinário Jorge Moreira da Silva.

Texto e foto: António Lúcio