Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BARREIRA DE SOMBRA

Desde 13.06.1987 ao serviço da Festa Brava

BARREIRA DE SOMBRA

Desde 13.06.1987 ao serviço da Festa Brava

DE TARDE: O FORCÃO DO SABUGAL, OS RECORTADORES E GILBERTO FILIPE COM ANTÓNIO PINTO BASTO

24.02.19 | António Lúcio / Barreira de Sombra

IMG_8556.JPG

Ao início da tarde teve lugar a demonstração de uma arte única no nosso País, talvez única no Mundo, que é a do forcão do Sabugal, zona interior do País onde esta forma de tauromaquia já é considerada Património Cultural Imaterial e que movimenta largas dezenas de milhar de pessoas em especial no mês de Agosto, em que todos os dias há encierros e capeias, comos emigrantes a patrocinarem muitos dos acontecimentos.

Momentos de destreza no manejo do forcão por parte de cerca de 30 homens, procurando esquivar e “lidar” as investidas do toiro, acabando depois com os pegadores do forcão a imobilizarem o toiro.

IMG_8600.JPG

Os Recortadores, que conhecem grande expressão no país vizinho, exibiram-se com cortes, quiebros e saltos frente a um bom toiro de Veiga Teixeira e tal como os pegadores do forcão, foram fortemente ovacionados, com as bancadas preenchidas em quase metade da lotação.

 

O cavaleiro Gilberto Filipe, campeão do Mundo de Equitação de trabalho exibiu-se de seguida em momentos magníficos de quitação, acompanhado pelo fadista António Pinto Basto e, no final, numa

IMG_8702.JPGmagnífica coreografia com uma bailarina e que fez as delícias do público.

Antes houve um curto apontamento de sevilhanas.

IMG_8630.JPG