Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BARREIRA DE SOMBRA

Desde 13.06.1987 ao serviço da Festa Brava

BARREIRA DE SOMBRA

Desde 13.06.1987 ao serviço da Festa Brava

CORRIDA DAS FAMÍLIAS, 12 JULHO, EM ALMEIRIM

29.06.15 | António Lúcio / Barreira de Sombra

12 julho - Almeirim Frente.png12 julho - Almeirim Verso.png 

Almeirim recebe dia 12 de Julho a "Corrida das Famílias". Esta será a corrida das Famílias, com preços muito acessíveis. Cada família, na compra de dois bilhetes recebe um terceiro grátis, existindo ainda bilhetes a 5€ para jovens (até 16 anos) e reformados. 

 

Trata-se de uma corrida histórica, que no Centenário da Fundação do GFA Santarém, invoca a corrida de 1915, em que este grupo, liderado por António Abreu, se estreou nesta praça, com a presença dos cavaleiros David Luizello Godinho (avô de Mestre David Ribeiro Telles) e D. Alexandre Mascarenhas, frente a toiros Ribeiro Telles e António Branco Teixeira. 

Esta corrida recria esse cartel histórico, sendo constituída pelos cavaleiros da casa Ribeiro Telles, descendentes de David Luizello Godinho, e pelo grupo de Forcados Amadores de Santarém e Coruche, frente a toiros David Ribeiro Telles. 

João Ribeiro Telles (pai) descreve deste modo a corrida:

"100 anos depois da estreia nesta Praça, os Forcados Amadores de Santarém, através de descendentes e amigos das famílias fundadoras ainda pegam toiros com uma destreza, uma classe e uma galhardia ímpar. Habituei-me a ver os Forcados de Santarém a darem vantagem aos toiros, a pisarem terrenos e a nunca voltarem a cara à luta de uma forma tal que os leva a serem sempre máximas figuras da nossa festa.

A minha Família “Godinho” Ribeiro Telles continua nos últimos 100 anos a criar “Toiros Bravos” e a espalhar Arte, Aficion e Respeito pelo público em todos os cantos do País.

Gostava especialmente de evocar os 80 anos de Toureio e 70 de Alternativa (caso único) de “D. Francisco” digno representante da família fidalga mais toureira de Portugal, os “Mascarenhas”. O Grupo de Coruche tem nesta corrida um grande repto pela frente."

Todos os aficionados estão convidados para uma corrida histórica que marca a temporada de 2015.