Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BARREIRA DE SOMBRA

Desde 13.06.1987 ao serviço da Festa Brava

BARREIRA DE SOMBRA

Desde 13.06.1987 ao serviço da Festa Brava

CORRIDA AGRADÁVEL NO ENCERRAMENTO DA TEMPORADA EM CALDAS DA RAINHA

11.10.21 | António Lúcio / Barreira de Sombra

Praça de Toiros de Caldas da Rainha – 10/10/21 – Corrida de Toiros

Director: Ana Pimenta – Veterinário: José Manuel Lourenço

Cavaleiros: Luís Rouxinol, Filipe Gonçalves, Salgueiro da Costa

Forcados Amadores do Ribatejo e de Caldas da Rainha

Ganadaria: Prudêncio

IMG_6052.JPG

Terceira e última corrida da temporada 2021 em Caldas da Rainha, em tarde dominical de bom tempo e com os Prudêncios a serem um aliciante neste cartel e a justificarem essa aposta pois houve toiros bons, colaboradores e outros mais reservados e mansos que colocaram problemas aos toureiros e impuseram respeito.

Luís Rouxinol lidou o primeiro da tarde em bom plano, e com o toiro a ser colaborador. Rouxinol esteve em grande a lidar, a rematar as sortes com classe, com bonitos ladeios e a deixar bons ferros curtos, com entradas frontais e reunindo bem. Finalizou esta boa actuação com um bom par de bandarilhas que o público aplaudiu com força. No seu segundo, um imponente toiro pela sua volumetria mas manso e complicado, Rouxinol deu-lhe a volta da melhor forma e foi em crescendo na sua actuação com alguns bons ferros curtos.

O cavaleiro Filipe Gonçalves foi de menos a mais no cumpridor segundo da tarde, confiando-se a cada ferro e terminou com dois curtos de boa nota e um bom par de bandarilhas. O quinto foi manso e com ele andou em plano razoável sacando o que podia e o que permitia o toiro. Quarto quinto curtos foram bons.

Salgueiro da Costa lidou em primeiro lugar um toiro que foi menos franco e mais tardo mas ao qual deu uma grande lide, com dois bons compridos á tira e uma série de 4 curtos em que viajou recto, abriu ligeiramente o quarteio e cravou como mandam as regras. No que encerrou praça e que se encapava no centro da arena atento a tudo o que mexia na arena. Isso não impediu Salgueiro da Costa de lhe pisar os terrenos e a estar muito com a ferragem curta. Mas uma boa prestação, desta vez em Caldas da Rainha.

Algumas das pegas foram duras para os forcados com alguns toiros a bater forte e havendo a registar uma violenta colhida de Lourenço Palha dos Amadores de Caldas da Rainha a necessitar de deslocação ao Hospital. Os Amadores do Ribatejo consumaram as suas pegas por intermédio de André Monteiro numa cara com relativa facilidade ao primeiro intento, seguido por Artur Coelho também á 1ª, encerrando com uma boa pega à 2ª (dura e espectacular a 1ª tentativa) a cargo de Bruno Inácio. A jogar em casa, os Amadores de Caldas da Rainha tiveram na cara dos toiros os forcados António Appleton muito bem ao 1º intento, seguido por Francisco Cray que à 2ª com mérito dobrou o lesionado Lourenço palha, encerrando praça com o forcado Vasco Gonzaga numa rija cara à 1ª tentativa. Boas pegas esta tarde em Caldas da Rainha.

Dirigiu o espectáculo Ana Pimenta assessorada pelo veterinário José Manuel Lourenço.

Nota: foi a minha primeira corrida na trincheira como crítico tauromáquico nesta corrida em que voltámos ao antes pandemia, a sentir o toiro mais de perto e onde toureiros e forcados puderam de novo dar reais voltas à arena.

Texto e foto: António Lúcio