Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BARREIRA DE SOMBRA

Desde 13.06.1987 ao serviço da Festa Brava

BARREIRA DE SOMBRA

Desde 13.06.1987 ao serviço da Festa Brava

CONCURSO DE GANADARIAS NA PRIMEIRA CORRIDA DA TEMPORADA EM MOURA

29.04.15 | António Lúcio / Barreira de Sombra

No próximo dia 9 de Maio a Praça de Toiros José de Almeida em Moura recebe o regresso das Corridas Concurso de Ganadarias.

A Derechazo, tem o prazer de apresentar o exemplar da divisa de Branco Núncio.

Fundada em 1926 com reses Soler (de Libanio Esquivel e Neto Rebelo) e semental de Belmonte, a ganadaria Branco Núncio foi sendo posteriormente aumentada com vacas e sementais de Andrade Irmão, provenientes de Urquijo, encaste que vai progressivamente prevalecendo. Entre 1965 e 1969 presta provas de acesso à “Union de Criadores de Toros de Lidia”, sendo aprovada e, em 1970, adquire mais um lote de vacas e sementais de D. Carlos Urquijo. Após falecimento do titular (1976), passou a ganadaria a ser propriedade de seu filho Engº José de Barahona Núncio, mantendo ferro e divisa.

De realçar que a divisa de Branco Núncio irá competir com mais cinco divisas alentejanas – José Luis Vasconcellos e Souza d’Andrade, António Lampreia Herds, São Martinho, Silva Herculano e Passanha Sobral -, numa disputa na diversidade de encastes que selecionaram o seu melhor produto para disputar entre si os troféus apresentação e bravura.

01_Moura_Núncio.jpg