Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BARREIRA DE SOMBRA

Desde 13.06.1987 ao serviço da Festa Brava

BARREIRA DE SOMBRA

Desde 13.06.1987 ao serviço da Festa Brava

COMUNICADO Movimento cívico “Vianenses pela Liberdade”

31.05.14 | António Lúcio / Barreira de Sombra

Sob o pretexto de acabar com as touradas José Maria Costa cria um regulamento municipal que não se pode aplicar às touradas e que cria inúmeras dificuldades a todas as actividades com animais em Viana, desde a venda à diversão, passando pela exposição.

 

 

Foi ontem aprovado na Assembleia Municipal de Viana do Castelo um Regulamento Municipal que visa sujeitar a autorização prévia da Câmara quase todas as actividades relacionadas com animais que tenham lugar neste município.

 

O Presidente da Câmara, José Maria Costa, apressou-se a vir afirmar que este Regulamento vai impedir as touradas naquele concelho. Nada mais errado. O regulamento municipal não pode impedir touradas porque esqueceu, propositadamente, que na lei bem-estar animal onde se baseia este regulamento, diz que quem tem poder para autorizar as touradas é a IGAC e não os municípios.

 

Assim sendo, nada neste regulamento afecta as touradas. Assim, não se aplicando às touradas, o que este Regulamento fará é dificultar grandemente a vida de quem quiser vender galinhas e borregos nas feiras, de quem quiser participar numa actividade equestre, ou de quem quiser expor os seus animais num evento. Este Regulamento é, isso sim, um ataque frontal e aberrante a todas estas actividades económicas que sustentam milhares de pessoas no Minho. Mas isso José Maria Costa não diz, porque o que está a fazer com este regulamento é atacar a economia da nossa região.

 

José Maria Costa já habitou os Vianenses e os Portugueses à mentira e à demagogia. Há 3 anos que diz que não haverá touradas em Viana, mas acabou sempre derrotado pela lei e pelos tribunais. As touradas continuam a realizar-se, porque a lei o permite, e estão para ficar em Viana, como acontece há séculos. E este ano não será diferente, estando já marcada a tourada para o dia 24 de Agosto.

 

Com todos estes estratagemas, José Maria Costa envergonha a cidade de Viana do Castelo e os vianenses, sendo público e notório que não é um homem sério, nem é um homem para ser levado a sério. Se o fosse concentraria os seus esforços na resolução dos verdadeiros problemas de Viana do Castelo, como o são os estaleiros navais ou o parque da cidade, ao em vez de gastar tempo e dinheiros dos contribuintes a atacar a cultura e a Liberdade dos Vianenses e dos Portugueses.

 

José Carlos Durães

Porta-voz Movimento cívico “Vianenses pela Liberdade”

 

 

Melhores cumprimentos,

 

Vianenses pela Liberdade

https://www.facebook.com/VianensesPelaLiberdade 

http://touradasemviana.com/