CELEBREMOS O NATAL TODOS OS DIAS
Por vezes falta-me a inspiração, aquela que ajuda a que escrevamos coisas bonitas, com conteúdo, cheias de figuras de estilo. Por vezes olho o mar e fixo-me no horizonte, longínquo, inalcançável pois por mais que caminhemos na sua direcção, ele se mantém a essa distância. Por mais rumos e rotas que tracemos, lá está ele… E esse é o grande desafio: atingir o inalcançável!...
Os toureiros buscam a faena sonhada, aquela que nunca irá acontecer – eles sabem-no com toda a certeza -, mas colocam essa meta em cada tarde e em cada toiro. Nós os que somos aficionados e escrevemos, e temos a ousadia de opinar sobre o que se passa na arena, pensamos sempre naquela figura de estilo, naquela frase que irá tornar o texto um candidato um qualquer prémio Pullitzer. Se o não fizermos, se a inspiração não nos ajudar, não haverá engenho nem arte…
Pois bem. Nesta época do ano, em que tantos desejam tanta coisa, em que as pessoas se mostram – pelo menos aparentemente – mais unidas e imbuídas de um espírito de fraternidade e de dádiva perante os outros, mas ao mesmo tempo tão esquecidos de que o ano tem 365 dias, eu apenas pediria coerência e respeito pelos outros.
“Natal é quando um Homem quiser”… escreveu o poeta. Que seja, então, todos os dias e não apenas nestes dias do mês do Dezembro.
Celebremos o nascimento de Jesus todos os dias do ano e façamos como Ele fez ao longo da sua vida.