Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BARREIRA DE SOMBRA

Desde 13.06.1987 ao serviço da Festa Brava

BARREIRA DE SOMBRA

Desde 13.06.1987 ao serviço da Festa Brava

CALDAS DA RAINHA - TOUREIROS E FORCADOS POR CIMA DA POUCA QUALIDADE DOS TOIROS DE S. MARTINHO

28.08.22 | António Lúcio / Barreira de Sombra

Praça de Toiros de Caldas da Rainha – 27/08/22 – Corrida de Toiros

Director: Ana Pimenta – Veterinário: José Luís Cruz- Lotação: 50%

Cavaleiros: Rui Salvador, Marco José, Marcelo Mendes (substituiu Sónia Matias), David Gomes, António Núncio, Diogo Oliveira

Forcados Amadores do Ribatejo, Caldas da Rainha, Arruda dos Vinhos

Ganadaria: São Martinho

cortesias.JPG

Confesso que, por vezes, depois da corrida e a quente, não me apetece escrever sobre a mesma e, antes, refletir um pouco sobre o que se passou na arena e mais descontraidamente fazer a minha análise do que vi e do que senti, sim que a festa brava vive de sentimentos e de emoções, menos difíceis de analisar a frio.

Comecemos pelos toiros, dispares de peso, com o primeiro a pesar mais 200 kg que o sobrero que o teve de substituir por não suportava todo o peso sobre as mãos, caindo algumas vezes e por isso devolvido aos currais. O segundo foi o melhor toiro da corrida e foi bem aproveitado por Marco José, enquanto o terceiro era burriciego (e parece que só o escribas e mais duas ou três pessoas se aperceberam desse defeito de visão), saindo manso; quarto, quinto e sexto serviram sem demais, e o sobrero foi manso.

Rui Salvador toureou o sobrero em último lugar. E se esteve razoável nos compridos, foi nos curtos que se viu a sua garra e o poder da sua montada para ora mais de largo ora mais em curto cravar ferragem de muito mérito assim como a brga.

Marco José foi uma agradável surpresa frente a um bom toiro. Soube aproveitar ao máximo as qualidades do toiro, teve critério de lide, sem tempos mortos desnecessários, com um excelente 2º curtos e onde houve bons momentos. Foi um dos mais destacados desta noite.

Marcelo Mendes substituiu Sónia Matias que apresentou atestado médico. O seu toiro, o tal burriciego, fazia coisas desconcertantes mas Marcelo soube entendê-lo e deixou um bom segundo comprido em que aguentou bem a investida descomposta do morlaco e depois 3 bons curtos rematando com 2 de palmo. Outra boa prestação.

David Gomes também teve uma actuação interessante em se destacou na ferragem curta com destaque para 1º e 3º bem executados e rematando com dois de palmo muito aplaudidos numa lide com critério.

António Núncio não teve a sua noite. Fraca prestação nos compridos, e mediana na ferragem curta, não tendo encontrado por vezes os melhores terrenos para a execução das sortes. Outra noite será!

Diogo Oliveira foi o cavaleiro encarregue de lidar o sexto da ordem e não começou com os compridos, à excepção da sorte de gaiola, e com o 1º curtos. Depois si, foi vê-lo a subir de tom e a deixar bons ferros curtos rematando com um violino afinado depois outro que nem por isso.

Nas pegas estiveram 3 Grupos de Forcados Amadores: do Ribatejo, de Caldas da Rainha e de Arruda dos Vinhos. Pelos Amadores do Ribatejo foram caras André Laranjinha à 1ª e Ricardo Guerreiro também à primeira enquanto pelos Amadores de Caldas da Rainha foram caras Joaquim Lino, á 3ª e com ajudas carregadas e Vasco Gonzaga bem e ao segundo intento. Finalmente, pelos Amadores de Arruda e à 4ª dura e difícil tentativa esteve Edgar Simões e Hélder Silva numa extraordinária cara ao primeiro intento.

Direcção correcta de Ana Pimenta assessorada pelo veterinário José Luís Cruz.

Texto e foto: António Lúcio