BOM TRIUNFO DO AMADOR TRISTÃO RIBEIRO TELLES E 2 ERALES DE CAMPEONATO DA GANADARIA PALHA
Praça de Toiros “Palha Blanco” – Vila Franca de Xira - 05/10/20 – Novilhada
Director: Fábio Costa – Veterinário: José M. Lourenço – Lotação: cheia
Cavaleiros: Francisco Núnio, Tristão Ribeiro Telles (amador)
Forcados Amadores de Vila Frnca
Novilheiros: Duarte Silva, Sérgio Sanchez
Ganadaria: Palha
BOM TRIUNFO DO AMADOR TRISTÃO RIBEIRO TELLES E 2 ERALES DE CAMPEONATO DA GANADARIA PALHA
Manhã de sol e sombras mas com um triunfo sonante do amador Tristão Ribeiro Telles frente ao segundo da ordem e dois erales de campeonato, quarto e quinto, da ganadaria Palha, valeram bem o termos de madrugar para assistir a esta segunda novilhada da Feira de Outubro vilafranquense.
Excelente prestação do jovem amador Tristão Ribeiro Telles, que mostrou desenvoltura e desembaraço mas também um bom conceito de lide e a conseguir bons ferros curtos que o público aplaudiu com força.
A abrir a novilhada actuou o praticante Francisco Núncio com uma prestação algo discreta e de pouco impacto nas bancadas.
Os dois erales foram pegados à primeira tentativa por intermédio de Rodrigo Andrade e André Câncio, do Grupo de Forcados Amadores de Vila Franca.
No toureio a pé, Duarte Silva teve uma primeira lide onde lanceou à verónica e cravou as bandarilhas sem grande destaque e com a muleta, com o erale a meter-se descaradamente pelo piton direito, optou pelo toureio ao natural onde conseguiu alguns bons passes numa faena de escasso relevo. No bom quinto da ordem, recebeu com uma larga cambiada de joelhos e verónica, para depois preencher o tércio de bandarilhas sem destaques. A faena de muleta teve bons momentos pelos dois pitons, com alguns passes largos e de qualidade em especial ao natural. Prolongou em demasia a faena e…
De Espanha veio Sérgio Sanchez que topou, logo, com o melhor erale dos seis lidados, o quarto, uma máquina de investir e pelos dois pitóns com classe. O jovem espanhol mostrou suavidade no manejo dos trastos, mas falta-lhe alma, chama, e o erale esteve bem por cima do toureio templado mas mecanizado que exibiu. E voltou a fazer o mesmo no sexto da novilhada matinal e que não teve tanta qualidade.
Dirigiu Fábio Costa que permitiu demasiados tempos mortos, e teve assessoria veterinária de José Manuel Lourenço.
Texto e foto: António Lúcio