Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BARREIRA DE SOMBRA

Desde 13.06.1987 ao serviço da Festa Brava

BARREIRA DE SOMBRA

Desde 13.06.1987 ao serviço da Festa Brava

ANO NOVO VIDA NOVA? 37 ANOS DEPOIS…

01.01.24 | António Lúcio / Barreira de Sombra

19-7 ENVIAI AO LUCIO.jpg

Estamos no início de um novo ano que ficará marcado por eleições para um novo Governo e onde nenhum partido irá eleger a Festa Brava como um bastião da tradição e da cultura a defender e a preservar. Mas também se os próprios agentes da Festa o não fazem… como poderão exigir aos outros que façam?

Este ano de 2024, no qual acabamos de entrar, será o da minha 37ª temporada como crítico tauromáquico. E se em 2024 os espectáculos a que assistir foram menos de 40, não vislumbro que em 2024 possam ser mais ou sequer tantos. Haverá uma maior selecção, uma escolha criteriosa e a certeza de que estaremos onde possa haver qualidade e competição. Seja pelos toiros seja pelos toureiros envolvidos nesses acontecimentos.

Quando chego ao final de um ano e olho para trás, não vejo a uma curta distância temporal mas uns bons anos para trás, onde havia muitas mais corridas, muita competição, lotações esgotadas com 3 dias de antecedências, corridas e festivais com picadores e figuras de renome, amadores que despontavam e davam nas vistas e figuras como Veiga e Batista, Moura, Caetano, João Telles, Rui Salvador a par de uns quantos já veteranos e que lhes davam luta em cada corrida. Algumas ganadarias importantes nos anos 80 e que infelizmente desapareceram, perdendo-se um património genético importante.

Eram outros tempos, outra tauromaquia, outra forma de viver a vida, outra educação e respeito. Aprendi muito com empresários desses tempos com quem tive o privilégio de trabalhar, mas também com bandarilheiros, emboladores, campinos e maiorais. E com um grande mestre nesta arte de escrever e falar de toiros que foi Eduardo Leonardo. Infelizmente também já não entre nós.

Percorrendo as minhas memórias destes mais de 35 anos, por 2 vezes interrompi a minha temporada: em 1995 devido a um brutal acidente que me reteve 9 meses num hospital e em finais de 2022 devido a um enfarte do miocárdio e necessária cirurgia cardio-torácica.  Foram 36 anos vividos com intensidade e em algumas temporadas estando presente em mais de 100 espetáculos/ano.

Assim de sopetão saltam-me á memória os programas de tauromaquia em que participei, uns em nome próprio, outros em colaboração com outros colegas e amigos como sejam:

“Da Barreira ao Redondel” na Europa FM

“Barreira de Sombra” na Oásis FM e Feel FM (a minha primeira aventura da net)

Na Rádio Ribatejo com Paulo Beja, Catarina Bexiga, Pedro Pinto, Cordeiro de Brito e António Salema

Rádio Voz do Sorraia com Joaquim Mesquita

Rádio Voz de Alenquer com Catarina Bexiga

Popular FM com Paulo Beja

Comercial de Almeirim, com Eduardo Leonardo e Marcelo Mendes

Valor Local com Paulo Beja

“Retiro da Afición” na Marinhais FM com Paulo beja

E em jornais e revistas como:

Nova Verdade, de Alenquer

Correio da Manhã

Jornal Olé

Diário de Notícias

Semanário Novo

Ruedo Ibérico

Contra-Barreira

E até na RTP.

Pois bem, tudo o que foi já não volta. As experiências, únicas, tornaram-se em fonte de conhecimento e enriquecimento pessoal. Bebi de boas fontes e creio que as soube aproveitar.

Espero que o ano novo, este 2024, possa trazer coisas boas a todos. Que a PAZ possa ser uma realidade no Mundo, que haja menos fome e desigualdade, que as crianças possam crescer em liberdade e com um futuro risonho por diante.

Viva 2024!