Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BARREIRA DE SOMBRA

Desde 13.06.1987 ao serviço da Festa Brava

BARREIRA DE SOMBRA

Desde 13.06.1987 ao serviço da Festa Brava

ANÁLISE DA TEMPORADA 2018 DO "BARREIRA DE SOMBRA" - GRUPOS DE FORCADOS AMADORES

27.10.18 | António Lúcio / Barreira de Sombra

FORCADOS.JPGGRUPOS DE FORCADOS AMADORES

Os heróis da corrida à portuguesa, os guardiães da tradição, aqueles que merecem um enorme respeito do público por se colocarem, de peito aberto e batendo as palmas, á frente do toiro sem nada receberem em troca de uma grande pega de caras a não ser uma flor, um sorriso de uma mulher bonita. São eles que, muitas vezes, “salvam a tarde” e escutam as maiores ovações.

 

Neste ano de 2018 voltamos a ter grandes momentos com os forcados, com algumas grandes pegas, e elegemos 3, todas na Feira de Setembro na Moita, como as melhores da temporada: Fábio Silva, Marcos Prata e Manuel Pinto. Mas muitas outras houve tão boas como estas e que importa recordar depois de mostrar a nossa lista final no que a Grupos de Forcados diz respeito:

 

GRUPO DE FORCADOS

CORRIDAS

TOIROS

Santarém

7

19

Coruche

6

18

Vila Franca

6

18

Lisboa

6

17

Aposento da Moita

5

16

Alcochete

5

14

Montemor

3

12

Montijo

5

12

Caldas da Rainha

4

10

Évora

3

8

Ribatejo

4

8

Cartaxo

3

6

Coimbra

3

6

Moita

3

6

ABV Alcochete

2

5

Aposento da Chamusca

2

5

T T Montijo

2

4

Académicos de Elvas

1

3

Arruda dos Vinhos

2

3

Moura

2

3

Azambuja

2

3

Cascais

1

2

Chamusca

1

2

Monsaraz

1

2

Ramo Grande

1

2

Tomar

1

2

 

05/04/18 – Lisboa, Campo Pequeno - Seis excelentes pegas de caras  cargo dos Forcados de Santarém e de Montemor encerraram as lides. Por Santarém abriu praça Filipe Graciosa que apenas á terceira conseguiu consumar. Lourenço Ribeiro numa pega espectacular com o toiro a fazer o pino com o forcado na cara consumou ao primeiro intento, tal como António Taurino numa rija cara à 1ª no quinto da ordem. Pelos de Montemor foram caras o cabo António Vacas de Carvalho a fechar-se com determinação à primeira; Francisco Borges lesionou-se na única e dura tentativa que fez sendo emendado por João da Câmara muito bem á primeira e a encerrar praça Francisco Barreto muito bem á primeira tentativa.

 

06/05/18 – Vila Franca - Para pegar os seis “Sorraias” saltaram á arena forcados que envergaram as jaquetas de Vila Franca e de Coruche. Pelos Amadores de Vila Franca foram caras Vasco Pereira, bem à primeira, seguido por Francisco Faria à segunda e Márcio Francisco numa brutal pega de caras à 2ª com fortes derrotes e uma grande intervenção do 1º ajuda. Pelos  Amadores de Coruche foram caras Miguel Raposo, bem à 1ª, José Ferreira à segunda depois de uma primeira tentativa em que esteve enorme mas onde as ajudas não conseguiram consumar, e António Tomás numa bela pega à primeira.

 

13/05/18 – Salvaterra de Magos - Tarde de emoção em algumas das pegas de caras protagonizadas pelos Forcados Amadores de Santarém e de Coruche, com momentos verdadeiramente dignos de realce da grande alma do forcado, nomeadamente nas enormes pegas de Ruben Giovetti de Santarém no 5º e de António Tomás, de Coruche, no que encerrou praça.

 

19/07/18 – Lisboa, Campo Pequeno - Competição forte existiu entre os três Grupos de Forcados Amadores que disputavam o troféu para a melhor pega: Ribatejo, Chamusca e Cascais. O júri, composto por Jorge Faria, Nuno Mata e um elemento do Real Clube Tauromáquico deveria ter tido mais atenção ao que se passava na arena em cada pega e premiar aquela que, efectivamente, foi a pega tecnicamente mais correcta, a melhor das seis que se realizaram nesta corrida, a de Bernardo Borges dos Amadores da Chamusca ao bravo segundo da noite, citando bem, mandando na investida, recuando bem e a fechar-se com garra, muito bem ajudado por todo o Grupo.

 

28/07/18 – Caldas da Rainha - Triunfaram os três Grupos de Forcados Amadores com belas pegas de caras, todas ao primeiro intento e com as do 3º e 5º toiros a serem, em nosso entender, as melhores e de maior impacto da noite. Os Amadores de Lisboa abriram praça com uma boa pega de Pedro Gil e no 4º da noite com João Varanda também muito bem. Os Amadores de Moura tiveram na cara dos toiros os forcados Cláudio Pereira numa dura pega à 1ª e Gonçalo Borges numa pega rija e onde suportou fortes derrotes e o com o toiro a fugir ao grupo mostrando um grande par de braços. Pelos Amadores de Caldas Rainha foi para a cara do 3º toiro Lourenço Palha que também se fechou com raça e aguentou os fortes derrotes do toiro. Encerrou praça Francisco Esteves com uma boa pega.

 

26/08/18 – Arruda dos Vinhos - Três Grupos de Forcados Amadores se perfilaram na arena para pegar estes seis toiros e entre si disputarem o troféu “Junta de Freguesia de Cardosas para a Melhor Pega”, prémio que seria recolhido por Rodolfo Costa, cabo dos Amadores de Arruda dos Vinhos pela pega realizada ao terceiro toiro da corrida, a única ao primeiro intento.

 

24/08*18 – Lisboa, Campo Pequeno - Os Amadores de Vila Franca abriram praça com uma grande pega de caras por intermédio de Vasco Pereira à segunda depois de ter estado enorme e aguentado uma barbaridade na primeira tentativa. Márcio Francisco consumou à segunda uma boa cara sendo que na primeira tentativa o toiro deu um violento derrote lateral que não o deixou fechar-se. E para encerrar com chave de oiro, Francisco Faria com uma excelente pega á primeira e tecnicamente perfeita, com o grupo a ajudar bem.

 

02/09/18 – Montemor-o-Novo - Em grande momento de forma, os Amadores de Montemor tiveram uma tarde em grande com uma mão cheia de grandes pegas, com os forcados de cara muitíssimo bem e com os ajudas a cumprirem a sua missão, fechando rapidamente e com coesão, para permitir também a vistosidade de algumas delas. Abriu praça o cabo António Vacas de Carvalho com uma boa cara ao segundo intento. Francisco Borges, muito bem a citar, a recuar e a fechar-se com decisão numa rija cara à 1ª tal como Manuel Ramalho no terceiro da ordem. Na segunda metade da corrida, António Calça e Pina fechou-se facilmente ao primeiro intento com o toiro a viajar com a cara por baixo. João da Câmara fechou-se com decisão à primeira e Francisco Barreto encerrou praça com outra rija pega de caras à segunda tentativa.

 

11/09/18 – Moita - O quarto da ordem foi superiormente pegado por Fábio Silva, muito bem a citar de largo, a mandar na investida, a recuar e a fechar-se no momento certo suportando depois alguns derrotes mas a superar-se com imensa garra e o grupo a ajudar bem.

 

13/09/18 – Moita - Prova superada com valor e galhardia pelos Forcados Amadores do Aposento da Moita. Pegar sete toiros em solitário é obra e o resultado não podia ser mais positivo. Cinco grandes pegas à  1ª, uma à segunda  e outra á terceira, por intermédio de José Maria Bettencourt, muito bem a abrir praça com uma rija pega; Marcos Prata numa pega espectacular à 1ª suportando vários derrotes; João Ventura muito bem ao primeiro intento; Leonardo Mathias numa rija intervenção à segunda com boa intervenção do 1º ajuda. Seguiram-se  Bernardo Cardoso, muito bem à primeira, despedindo-se das arenas tal como o 1º ajuda José Maria Ferreira; Martim Afonso de Carvalho também numa boa pega de caras à 1ª; e João Gomes a encerrar para com uma pega à 3ª tentativa.

 

14/09/18 – Moita - Pelos Amadores de Alcochete (…)  Manuel Pinto na pega da noite à 1ª e a fechar com chave de oiro esta corrida.

 

23/09/18 – Montijo - pelos Amadores de Tomar foram caras Vasco Freire numa vistosa pega à 1ª e Hélder Parker também à 1ª numa grande pega e que seria declarada, justamente, a melhor da corrida.

 

09/10/18 – Vila Franca- Noite de glória para os Amadores de Vila Franca. Não é todos os dias que se coloca um ponto final numa carreira brilhante como foi a de Ricardo Castelo enquanto forcado e enquanto cabo dos Forcados Amadores de Vila Franca. Uma grande pega de caras a abrir praça, volta emotiva com estrondosa ovação após ter entregue a jaqueta de cabo a Vasco Pereira. Obrigado Ricardo Castelo por tantos e tão grandes momentos. Vasco Pereira foi desfeiteado algumas vezes pelo segundo da noite mas consumou, mais em curto, com eficácia ao quarto ou quinto intento. Seguiram-se Francisco Faria bem à 1ª, David Moreira também à 1ª, Márcio Francisco à 2, e Rui Godinho à primeira, sempre com muita coesão nas ajudas.

 

14/10/18 – Caldas da Rainha - Pelo Grupo de Caldas da Rainha António Cunha com uma rija pega à segunda tentativa, seguido por Lourenço Palha que aguentou barbaridades e consumou à segunda e no último da corrida foi para a cara Duarte Manuel que consumou facilmente à primeira.