AMADORES DE CORUCHE MUDAM DE LIDERANÇA A 17 DE AGOSTO. SUCESSOR JÁ É CONHECIDO
O Grupo de Forcados Amadores de Coruche comemora este ano 45 anos e a efeméride marca também uma mudança na liderança do grupo. Amorim Ribeiro Lopes, cabo desde 2001 vai ceder o seu lugar a José Tómas, conhecido também como Faísca e que vai assim assumir a liderança do grupo ribatejano.
Natural de Coruche e filho de Vitor Tomaz, forcado fundador e cabo entre 1987 e 1990, José Tomás vai agora assumir a liderança do grupo coruchense com 29 anos. Faísca, como é conhecido no meio, treinou pela primeira vez corria o ano de 2002, na Herdade da Torrinha, da familia Ribeiro Telles, tendo fardado logo nesse ano numa corrida realizada em Arraiolos.
Esta é a 14ª época de José Tomás enquanto forcado do grupo de Coruche, tendo-se “destacado nas funções de primeiro ajuda”, segundo revela o comunicado do grupo, assinado por Amorim Ribeiro Lopes.
A mudança oficial vai realizar-se na tarde de 17 de Agosto, a corrida de toiros em honra a Nossa Senhora do Castelo, padroeira da vila, num dia em que se espera que seja o ponto alto das comemorações dos 45 anos do grupo.
Ainda assim, e para além da corrida de despedida de Amorim Ribeiro Lopes enquanto cabo do Grupo de Forcados Amadores de Coruche, que liderou durante 15 anos, o grupo planeia ainda um conjunto de outras iniciativas, entre as quais, “uma festa campera e um jantar de gala, em data e local ainda a anunciar”.
Este ano que tem assim tudo para ficar na memória dos Amadores de Coruche, fundados em 1971, leva a que o grupo esteja “motivado para comemorar esta etapa do seu Historial, recordando os que já partiram, os retirados e os actuais elementos”, segundo diz também a missiva assinada por Amorim Ribeiro Lopes.
Sensível à marca que Amorim Ribeiro Lopes deixa na liderança dos Forcados de Coruche esteve Rui Bento Vasques, gestor taurino do Campo Pequeno, que na apresentação da temporada revelou contar com o grupo de Coruche para a corrida a realizar no dia 2 de Julho, onde divide cartel com o Grupo de Forcados Amadores de Alcochete que também se despedem este ano de Vasco Pinto, no (também) 45º aniversário do grupo, possibilitando assim aos dois cabos despedirem-se da praça número um do país.
Este é, aliás, um ano de grandes mudanças, onde para além da saída de Amorim Ribeiro Lopes de Coruche e de Vasco Pinto de Alcochete, onde será substituído por Nuno Santana, também Santarém vai mudar o seu cabo, cedendo Diogo Sepúlveda o seu lugar a João Grave a partir de Junho deste ano.
Miguel Dias