AGRADÁVEL NOITE DE TOIROS EM ARRUDA DOS VINHOS NOS 450 ANOS DA SANTA CASA DA MISERICÓRDIA LOCAL
Praça de Toiros de Arruda dos Vinhos – 17.08.24 – Corrida Toiros
Comemoração dos 450 anos da Santa Casa da Misericórdia de Arruda dos Vinhos
Director: Tiago Tavares – Veterinário: Jorge M. Silva – Lotação: 60%
Cavaleiros: Ana Batista, Parreirita Cigano, David Gomes. Mara Pimenta, Diogo Oliveira (P) e Mariana Avó (P)
Forcados Amadores do Ribatejo, Arruda dos Vinho se Cartaxo
Ganadarias: Fernandes de Castro (1º, 3º e 6º) e José Luís Cochicho (2º, 4º e 5º)
Segunda e última corrida da feira de agosto em Arruda dos Vinhos, uma competição entre Elas e Eles na comemoração dos 450 anos da Santa Casa da Misericórdia local e onde o Provedor da mesma recebeu uma lembrança da empresa Toiros com Arte logo após a volta dos artistas no 3º da ordem. Uma corrida agradável, com alguns bons momentos e algumas boas pegas de caras.
Ana Batista abriu praça com um Castro manso e complicado, ao qual deu a volta em especial na ferragem curta onde se destacou no primeiro e no último curto, ambos de boa nota.
Parreirita Cigano teve uma muito agradável prestação frente ao de Cochicho que foi manso. Teve uma boa prestação em curtos com destaque para 3º e 4º em que teve de atacar o toiro.
David Gomes chegou facilmente ao grande público apesar de nem sempre a colocação ser a melhor. Recebeu com um comprido em sorte de gaiola que resultou bem e teve 3 curtos de boa nota. Lidou um Fernandes de Castro.
Mara Pimenta, frente a um “Cochicho” cumpriu sem deslumbrar, apesar de 4º e 6º curtos terem sido de boa nota.
Diogo Oliveira, frente a um manso “Cochicho”, mostrou desenvoltura e boa abordagem do toiro, com alguns ferros a sesgo dado o toiro cedo ter descaído para tábuas.
Encerrou o capítulo das lides equestres a também praticante Mariana Avó, na sua 1ª corrida de toiros pós prova de praticante e que se mostrou à vontade face ao “Castro” que lhe tocou em sorteio. Cumpriu a papeleta e merece mais oportunidades.
No capítulo das pegas, saltaram à arena os Amadores do Ribatejo, Arruda dos Vinhos e Cartaxo. Pelo grupo do Ribatejo foram caras Dário Silva e Ricardo Jorge ambos à 1ª tentativa. Por Arruda dos Vinhos foram caras Rodrigo Gonçalves bem na 2ª tentativa e Francisco Leonardo também á 1ª na sua estreia a pegar em praça. Pelos do Cartaxo foram na linha da frente Manuel Silva que consumou à 3ª e José Ribeiro bem à 1ª com boa 1ª ajuda,
Dirigiu o espectáculo Tiago Tavares assessorado pelo veterinário Jorge Moreira da Silva.
Texto e foto: António Lúcio