Aficionados do Norte… almoço em Santo Tirso - por José Andrade
É costume dizer-se que não se deve voltar a um lugar onde se foi feliz. Não o podem dizer e testemunhar o Grupo de Aficionados Tauromáquicos do Norte, que este sábado, dia 11 de Fevereiro, reuniram em almoço no Clube Thyrsense, em Santo Tirso, obviamente.
Os mais de sessenta participantes que ali marcaram presença, cavalheiros e senhoras, ou vice-versa, já que todos são, somos, amigos e companheiros de muitas ‘idas aos toiros’, por cá, pelo nosso recanto à beira-mar espraiado, mas também por terras de Espanha. Armados dos trastes da moda que as circunstâncias, informais, ditam, montaram os pessoais atavios gustativos que melhor se adequam à celebração de uma jornada pouco campera, e vai de iniciar as cortesias, que a tarde prometia. Uma tarde de grande convívio e confraternização. E foi o que aconteceu. Lembranças, recordando presenças e viagens, testemunhos de grandes tardes e enormes lides nas arenas e nos botecos circundantes, estórias de testemunhos que fazem história nos anais da tauromaquia vista e apreciada com respeito, saber e gosto.
O bonito salão do Clube Thyrsense, devidamente aquecido, e lindo de se ver na decoração a preceito que algumas das senhoras aficionadas fizeram capricho em presentear a concorrência, viu os comensais atirarem-se às papas de sarabulho, e aos rojões, que de tão grandes, eram mesmo de ‘morte’, sempre com o generoso vinho verde a ‘templar’, numa lide em tábuas remata com um ‘toque’ de frutas natural, e meio jesuíta fulminante. O café servido com licor beneditino, preparou o tendido para a apresentação do calendário de deslocações na época de 2023, não sem que antes Fernando Monteiro, professor já jubilado, brindasse a memória de uma grande senhora da escrita, que dedicou muitos dos seus poemas à Tauromaquia, D. Maria Manuel Cid, nascida e celebrada na Chamusca, cujo Grupo de Forcados apadrinhou, e muito acarinhou. Uma delícia ouvir os poemas que Fernando Monteiro escolheu para esta celebração de memória de quem viveu intensamente a Festa dos Toiros.
E, se neste regresso ao Clube Thyrsense, o Grupo de Aficionados Tauromáquicos do Norte, não contou com a presença da sua ‘madrinha’, a promissora cavaleira tauromáquica Soraia Costa, os mais de sessenta ‘tremendistas’ que protagonizaram esta ‘encerrona’ em Santo Tirso, pela voz de Miguel Monteiro, ficaram a conhecer os caminhos previstos pelo Grupo de Aficionados do Norte, serem percorridos neste ano de 2023, num calendário de vai exigir muita ‘aficion’ e entrega, e que a seu tempo será para todos disponível mais minuciosamente.
Parece não ser estranho que aqui destaque um cordial e sincero agradecimento aos amigos que organizaram o encontro, servido pelo Restaurante Thyrsense, Bento Miranda e João Semedo, sempre em alta, que com as Esposas deram o toque final na decoração do ainda magnifico salão do Clube Thyrsense, e ao Fernando Sousa… pelo saber ‘correr a mão’ e ‘colocar em sorte’ os mais distraídos.
Vc-13/Fev/2023 José Andrade