Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BARREIRA DE SOMBRA

Desde 13.06.1987 ao serviço da Festa Brava

BARREIRA DE SOMBRA

Desde 13.06.1987 ao serviço da Festa Brava

ACTIVIDADE DA ACADEMIA DE TOUREIO DO CAMPO PEQUENO, RELATIVO AO ANO DE 2016

23.12.16 | António Lúcio / Barreira de Sombra

Lopezcanito_escola.jpg

A Academia de Toureio do Campo Pequeno prosseguiu, ao longo de 2016, a sua actividade formativa sob a orientação do Maestro Américo Manadas, que continua assim o trabalho que vem desenvolvendo na ausência do Maestro José Luís Gonçalves, impedido de dar a sua contribuição pelos motivos de saúde, que são do domínio público. Para o Maestro José Luís Gonçalves vão os nossos votos de restabelecimento. O seu lugar está à sua espera. Para o Maestro Américo Manadas, o nosso agradecimento pelo esforço dispendido e pela afición e disponibilidade demonstradas.

 

 

  1. A Academia de Toureio do Campo Pequeno prosseguiu, em 2016, com o seu propósito de formar toureiros e aficionados, razão pela qual continua a ser frequentada por um grupo heterogéneo de alunos, tanto no que respeita a idades, como no referente a objectivos pessoais.

 

As aulas teóricas (Toureio de Salão) decorreram na Praça de Toiros do Campo Pequeno e as aulas práticas em tentas para as quais a Academia foi expressamente convidada.

 

Os alunos da academia com um grau de conhecimentos mais adiantados, (Diogo Peseiro, Sérgio Nunes e Duarte Justino) participaram em vários espectáculos públicos concretamente em Festivais Tauromáquicos, Bolsines e no “2º Ciclo de novilhadas das Escolas de Toureio”, iniciativa conjunta da Escola de Toureio José Falcão (Vila Franca de Xira), Escola de Toureio e Tauromaquia da Moita do Ribatejo e da Academia de Toureio do Campo Pequeno.

 

  1. Diogo Peseiro toureou o festival realizado a 27 de Fevereiro no Campo Pequeno, a favor da Fundação LVida, alternando com os matadores Vítor Mendes, “Finito de Córdoba” e Juan del Álamo. Anunciar um aluno da Academia num festival com intervenientes desta categoria, constitui para nós uma enorme prova de confiança na escolha feita e de justificado orgulho, por sentirmos que, enquanto academia de toureio, cumprimos com o grande objectivo desta primeira parte da formação de um novilheiro: Prepará-lo para o debut com picadores, o que veio a suceder, posteriormente a Diogo Peseiro, que se converteu, assim, no primeiro aluno da academia a atingir o estatuto de “Novilheiro com Picadores”. Desejamos-lhe o maior sucesso nesta nova etapa profissional e que consiga realizar o seu sonho de ser Matador de Toiros.

 

Sérgio Nunes participou em Bolsines Taurinos em Espanha e França e no “2º Ciclo de novilhadas das Escolas de Toureio”.

 

No respeitante a Bolsines em França, participou no de Pontonx-sur-l’Adour. Em Espanha exibiu-se nos de Ledesma, Villaseca de la Sagra, Peñaranda de Bracamonte e Alba de Tormes, do qual foi finalista.

 

Em Portugal, participou no Encontro de Escolas de Toureio, realizado na Azambuja e integrou os cartéis das novilhadas que tiveram lugar na Moita do Ribatejo, Beja, Campo Pequeno, Samora Correia, Montemor e Coruche.

 

Duarte Justino participou no encontro de Escolas de Toureio realizado na Azambuja.

 

  1. Os alunos da Academia de Toureio do Campo Pequeno participaram, a convite dos respectivos ganaderos, em várias tentas nas principais ganadarias portuguesas Aos senhores ganaderos, expressamos o nosso mais profundo agradecimento pelas facilidades concedidas aos nossos alunos.

 

  1. A Administração e a Direcção de Tauromaquia agradecem ainda aos senhores ganaderos que cederam, a título gracioso, novilhos para as diversas novilhadas que integraram o “2º Ciclo de Novilhadas das Escolas de Toureio”, por mais este contributo dado em apoio ao surgimento de novos valores do toureio.

 

 

A todos os que têm tornado possível o funcionamento da Academia de Toureio do Campo Pequeno, o nosso agradecimento.