Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BARREIRA DE SOMBRA

Desde 13.06.1987 ao serviço da Festa Brava

A TEMPORADA 2020 QUE O BARREIRA DE SOMBRA ACOMPANHOU

A JUVENTUDE A CAVALO E A PÉ

09.11.20 | António Lúcio / Barreira de Sombra

Mais uma vez é de realçar que, num ano como o que vivemos e nas condições em que o vivemos, tenham existido novilhadas mistas e que vieram a revelar alguns jovens de elevado potencial, nomeadamente, os dois cavaleiros amadores que vi e um novilheiro que começa a ser uma promessa firma, Filipe Martinho, da Moita.  Dois dos cavaleiros praticantes (Paco Velásques e António Telles filho) actuaram em corridas de toiros e deixaram boas notas.

Contudo, e na minha modesta opinião, aqueles que verdadeiramente me chamaram a atenção e me fizeram aplaudi-los foram os amadores Diogo Oliveira e Tristão Telles, ambos nas novilhadas da feira de Outubro em Vila Franca.

Sobre eles escrevemos o seguinte:

diogo oliveira.JPG

Vila Franca, 03/10/2020 – “Boa prestação na fase final, com dois curtos de muito boa nota, a do amador de Bucelas Diogo Oliveira e que foi autor dos melhores momentos no toureio a cavalo.”

 

Vila Franca,tristao r telles.JPG05/10/2020 – “Excelente prestação do jovem amador Tristão Ribeiro Telles, que mostrou desenvoltura e desembaraço mas também um bom conceito de lide e a conseguir bons ferros curtos que o público aplaudiu com força.”

As listas ficaram assim ordenadas:

CAVALEIROS PRATICANTES

CORRIDAS

TOIROS

Paco Velásques

1

2

António Núncio

1

1

António Teles filho

1

1

Francisco Núncio

1

1

Mara Pimenta

1

1

 

CAVALEIROS AMADORES

CORRIDAS

TOIROS

Diogo Oliveira

1

1

Tristão R Teles

1

1

 

No toureio a pé, como referi, o que mais se destacou, mostrando evolução e que pode ter continuidade e dar esperanças aos aficionados portugueses, pela sua atitude, postura e forma de encarar os desafios, é Filipe Martinho, da Moita.

NOVILHEIROS

CORRIDAS

TOIROS

Duarte Silva

2

3

Sergio Sanchez

1

2

Alvaro de Faranda

1

1

Carla Otero

1

1

Filipe Martinho

1

1

Manuel Caballero

1

1

Rafael Leon

1

1

 

No primeiro lugar da nossa lista ficou Duarte Silva, com duas actuações em Vila Franca, uma delas de boa nota frente a um excelente eral de Palha. Igual forma para o espanhol Sérgio Sanchez mas com um toureio demasiado mecanizado e frio…

Filipe Martinho.JPG

A actuação de Filipe Martinho foi aquela de que mais gostei, concretizada frente e um eral que não facilitou em nada o seu labor e sobre ela escrevi: Vila Franca, 03/10/2020 – “De joelhos e à porta-gaiola com uma larga cambiada recebeu Filipe Martinho o quinto da tarde. Boas verónicas e um excelente tércio de bandarilhas davam alguma esperança para a faena de muleta iniciada por estatuários e uns bons derechazo embarcando de largo as investidas que rápido se acabaram. Mostrou decisão mas o erale mais não permitiu.”