A TEMPORADA 2020 QUE O BARREIRA DE SOMBRA ACOMPANHOU (3)
Outras empresas: Paulo Pessoa de Carvalho, Praça Maior, Costume Genuíno e Santa Casa da Misericórdia
De entre todas as empresas a cujos espectáculos assisti, entendo destacar estas quatro por motivos diferentes e especiais.
O 15 de Agosto é a data de maior relevância do panorama taurino nacional. E é uma data que, mesmo no contexto complicado e adverso da pandemia do Covid-19, não poderia ficar em branco, sem qualquer espectáculo taurino no território nacional e mais ainda em Caldas da Rainha, uma das emblemáticas praças nacionais. Por isso, de louvar e destacar a atitude do empresário Paulo Pessoa de Carvalho que, para além de organizar e promover o espectáculo – que esgotou a lotação permitida – ainda o fez com inclusão de toureio a pé, com Joaquim Ribeiro Cuqui a triunfar claramente. Manteve-se e bem a tradição!
Praça Maior / Santarém foi outros dos êxitos grandes, ou o maior em termos de público, com 5750 espectadores presentes na corrida de 26 de Setembro, um grande momento também em termos artísticos e, para mim, a corrida do ano.
Na Barquinha esteve José Gonçalves com a Costume Genuíno. Lotação esgotada dentro do permitido e a inovação presente com a transmissão em live streaming da corrida a ser um êxito enorme.
Finalmente, a Santa Casa da Misericórdia de Almeirim. Única corrida televisionada do ano, praça cheia e bom espectáculo com o resultado líquido do mesmo a reverter na compra de uma carrinha para apoio aos serviços prestados por esta entidade e que foi apresentada durante a transmissão. Num ano extremamente difícil para toureiros e ganadeiros, estes, uma vez mais a demonstrarem o seu lado solidário prescindindo de honorários em benefício da Misericórdia.