Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BARREIRA DE SOMBRA

Desde 13.06.1987 ao serviço da Festa Brava

BARREIRA DE SOMBRA

Desde 13.06.1987 ao serviço da Festa Brava

A TAUROMAQUIA É CULTURA… SERÁ QUE PARA O NOVO GOVERNO TAMBÉM?

29.11.15 | António Lúcio / Barreira de Sombra

Tenho lido atentamente alguns comentários de gente que considero terem responsabilidade e que são formadores de opinião sobre o facto de, neste novo Governo que ninguém elegeu (ninguém votou numa coligação de PS + CDU + BE), estarem ministros que vão aos toiros e são, presume-se, aficionados.

 

As presenças de Capoulas Santos (Ministro da Agricultura) são esporádicas, episódicas e, na maioria das vezes, se dá jeito aparecer na fotografia porque aí vêm eleições. Poucas vezes o vi nos últimos dez anos nos toiros. Ou então, estou a precisar de mudar de óculos. Depois o nóvel Ministro da Cultura, João Soares. O que é que fez pela cultura e pela tauromaquia em toda a sua vida? Entregar uma condecoração ao G.F.A.Lisboa quando era presidente da Câmara de Lisboa!... E quantas vezes o vimos no Campo Pequeno ou noutras corridas de toiros? Se calhar, para além de óculos, estou a precisar de memofante, que isto da memória já não é como era dantes. Alguém já lhe ouviu alguma declaração a favor da festa brava?

 

Não foi Ministro mas Secretário de Estado da Cultura e teve-os no sítio. Chama-se Pedro Santana Lopes e foi o único a permitir em 40 anos de “liberdade” que houvesse meia dúzia de corridas com picadores. Lembram-se? Souberam os homens da festa brava aproveitar esta abertura e boa vontade???

 

Secretário de Estado da Cultura foi Elísio Summavielle. Marcou presença, e continua, em muitas praças, dando a cara, mostrando que gosta da festa brava e este sim, poderia ser um Ministro da Cultura que considerasse a tauromaquia como tal.

 

 A tauromaquia é cultura, e muito mais. É expressão de sentimentos e emoções e elemento identitário de tantas comunidades. Mas, e ao contrário do que muitos por aí afirmam, não é dado assumido que João Soares tenha afición ou que seja capaz de defender a tauromaquia no seu ministério quanto o irão atacar os bloquistas e os pan’s presuntos defensores dos animais e que já fizeram aprovar uma lei que proíbe os abates de animais nos canis ainda que isso signifique um custo de mais de 40 milhões/ano aos bolsos dos contribuintes.

 

Os jornais nacionais trataram esta notícia com letras miudinhas e num cantinho para ninguém ver.

 

Elísio Summaville chamou a atenção para esta e outras situações no seu facebook mas não vi grande reacção dos ditos fazedores de opinião e que já teceram grandes loas aos novos ministros. Um PAN na Assembleia da República pode fazer muito dano. E não é um João Soares qualquer, filhote de papá, que os irá travar.

 

Abram os olhos!!!