A SER VERDADE... TEREMOS CORRIDAS DE TOIROS EM 2020?
A Ministra da Cultura Graça Fonseca deu ontem a conhecer que a partir de 1 de Junho podem regressar diversas actividades culturais, com algumas restrições em termos de lotação (reduzidas a 50%), distanciamento social e utilização de máscaras e gel desinfectante...
A ser verdade, porque não se refere uma única fez a questão da tauromaquia. Segundo escreve Miguel Alvarenga no Farpasblogue "Nos recintos ao ar livre tem de haver delimitações e têm de estar assinalados os locais onde as pessoas podem estar, sendo obrigatória a distância de um metro e meio entre os espectadores - subentendendo-se das declarações da ministra que sejam estas as regras para as praças de toiros.
Nos espaços fechados - que em termos tauromáquicos diz apenas respeito à praça de toiros do Redondo, a única que é coberta e não abre - é obrigatório o uso de máscara e terá de haver higienização dos espaços entre espectáculos ou sessões.
As regras para reabertura das salas de espectáculos, dos teatros e dos cinemas foram definidas pelo Ministário da Cultura em diálogo com a Direcção-Geral de Saúde e serão revalidadas a 15 de Junho."
A generalidade dos espectáculos tauromáquicos que teriam lugar habitualmente até ao 15 de Agosto já foram cancelados pelos promotores até porque muitos destes espectáculos estão englobados nas festividades religiosas locais e esta foram canceladas, inclusivamente, casos como o das Festas e Feira de Verão de Sobral de Monte Agraço em Setembro.
Haverá possibilidade de realizar as tradicionais corridas de toiros em que as outras festividadees tenham lugar? Será que o Ministério da Cultura e a DGS irão viabilizar as corridas de toiros que são tuteladas pelo MC via IGAC?
Quererão os empresários arriscar o seu dinheiro quando não existem forasteiros nas localidades ou os emigrantes que ainda não sabem se podem visitar o País em tempo de férias?
Há demasiadas questões, e a principal é da autorização específica do Ministério da Cultura para que as corridas de toiros sejam englobadas nesta abertura anunciada ontem.
Eu, não acreddito muito embora queira acreditar e deseje voltar ás nossas praças. Mas como não acredito nestes políticos...