Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BARREIRA DE SOMBRA

Desde 13.06.1987 ao serviço da Festa Brava

BARREIRA DE SOMBRA

Desde 13.06.1987 ao serviço da Festa Brava

A RESPOSTA DO PROVEDOR DO TELESPECTADOR RTP AO PRESIDENTE DA TERTÚLIA FESTA BRAVA

26.07.17 | António Lúcio / Barreira de Sombra

Para que possam ver ao ponto a que isto chegou, damos a conhecer o texto enviado pelo Presidente da Tertúlia Festa Brava ao Provedor do Telespectador da RTP e a resposta que este enviou:

De: Tertulia Festa Brava [mailto:tertuliafbrava@gmail.com]
Enviada: sábado, 22 de julho de 2017 04:09
Para: Provedor do Telespectador <provedor.telespectador@rtp.pt>
Assunto: Fwd: Corridas de Toiros na RTP

Exmº. Senhor

A Tertúlia "Festa Brava" regozija-se vivamente e felicita a RTP e em particular a Direcção da sua "Casa do Pessoal", pela transmissão, em directo, da corrida de toiros de ontem na Póvoa de Varzim.

Deste modo, essa Empresa Publica cumpriu o seu dever para com os muitos aficionados de Portugal, que, tal como os que não gostam de toiros, pagam os seus impostos e por essa via, contribuem igualmente para o sustentáculo financeiro da RTP.

Embora sabendo que, esta temporada, apenas transmitirão mais duas corridas, desejamos que tal posição seja revista na próxima temporada e que a televisão de Portugal seja cada vez mais um veículo de defesa e de divulgação de uma manifestação cultural e de uma tradição multissecular que é um verdadeiro traço identitário da Nação Lusitana.

Assim, exmº Senhor Provedor solicitamos a sua intervenção, no sentido de providenciar junto da RTP a transmissão de um  maior número de corridas de toiros.

Saudações taurinas

Pela Direcção

Rui Casqueiro Haderer

Presidente

 

RESPOSTA

Em 25 de julho de 2017 13:34, Provedor do Telespectador <provedor.telespectador@rtp.pt> escreveu:

Exmos. Senhores

Encarrega-me o Senhor Provedor do Telespetador de lhe transmitir a seguinte resposta:

“Agradeço a sua mensagem.

Em relação às touradas e à sua transmissão televisiva já a Entidade Reguladora para a Comunicação Social tomou posição. De resto, já anteriormente o Ministério da Cultura havia tomado posição quanto ao carácter cultural de tal manifestação. A legislação portuguesa tem, no entanto e desde então, evoluído, pelo que este é um tema em aberto. Tenho a comunicar-lhe que, tal como vem sendo prática nos últimos anos, a Direção de Informação da RTP voltou a reduzir o número de transmissões que terão lugar este ano: serão três quando no ano passado foram quatro.

Também sobre tais transmissões se pronunciou, mais do que uma vez, o meu antecessor.

Assim sendo, temo que seja muito difícil prever que a presença das touradas na RTP venha algum dia a aumentar.

m/ cumprimentos,

Jorge Wemans

Provedor do telespetador