Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BARREIRA DE SOMBRA

Desde 13.06.1987 ao serviço da Festa Brava

BARREIRA DE SOMBRA

Desde 13.06.1987 ao serviço da Festa Brava

Viana do Castelo, 31 de Julho de 2013

Exmos. Senhores,

                Em Fevereiro de 2009 a Câmara Municipal declarou, à revelia dos munícipes, Viana do Castelo cidade anti-touradas, sendo que logo nesse ano se organizou, no dia 25 de Abril, uma manifestação contra essa prepotente decisão.

 

                Perante os mais recentes acontecimentos e face às mentirosas declarações do Presidente da Câmara da nossa Cidade, vimos dizer o seguinte:

 

1. Aqueles que já em 2009 se opuseram à decisão da Câmara de Viana do Castelo, e que sempre se mantiveram activos na defesa da Festa, vêm agora organizar-se novamente sob a forma de movimento de cidadãos intitulado Movimento “Vianenses pela Liberdade”.

 

2. Cumpre-nos esclarecer, perante as mentiras que têm sido divulgadas pelo Senhor José Maria Costa que fomos nós que, no ano passado, contactámos a Federação Prótoiro para que esta nos ajudasse a trazer de volta as touradas à nossa Cidade, como veio a acontecer, sendo que já em 2011 tentámos organizar sozinhos uma corrida em Viana, mas tal não se veio a concretizar, por problemas logísticos.

 

3. Também este ano é com o nosso apoio, envolvimento e mobilização de meios e pessoas que está a ser organizada a tourada em Darque.

 

4. É completamente mentira que Viana do Castelo não tenha tradição taurina: esta remonta pelo menos a 1609, cerca de 200 anos antes, portanto, do início das Festa de Nossa Senhora da Agonia em 1772.

 

5. Lutamos para que a nossa Cidade seja lugar de tolerância, respeito e Liberdade, sítio plural onde não existe pensamento único ou cultural oficial imposta pela Câmara Municipal.

 

                Em breve levaremos a cabo várias iniciativas na nossa Cidade, deixaremos bem claro que gostamos e queremos touradas, e mostraremos ao Presidente da Câmara que ele não manda nós Vianenses, por que Viana somos nós!      

 

Podem acompanhar a situação da tourada em Viana no nosso Facebook em Facebook/VianensesPelaLiberdade