A V EDIÇÃO DA FEIRA “ECUEXTRE Y TORO” APRESENTADA EM LISBOA PELO CAVALEIRO FRANCISCO BESSA DE CARVALHO E PELA ESCOLA PORTUGUESA DE ARTE EQUESTRE
A V edição da Feira do Cavalo e do Touro da Extremadura , “Ecuextre 2013”, foi apresentada aos meios de comunicação, e contou com a presença de empresários, agricultores, aficionados e personalidades, em Lisboa, na residência oficial do embaixador espanhol.
A apresentação, que teve lugar às 10.00 h (hora de Portugal), contou com a intervenção de D.Francisco Javier Martinez Fragoso, o presidente da Câmara Municipal de Badajoz, D. Walden Fernandez Lobo, Conselheiro Económico e Comercial da Embaixada de Espanha em Lisboa, a Sra. María José Solana, Vereadora Delegada da IFEBA e D. Francisco Bessa de Carvalho, cavaleiro da Escola Portuguesa de Arte Equestre.
Nas diversas intervenções enfatizou a importância de uma feira como esta, única na Península Ibérica, que reune aficionados de ambas as nacionalidades do mundo do touro e do cavalo, em torno de uma cultura Ibérica comum relacionada com a arte equestre e taurina.
No ambito da feira foi anunciado o programa com as principais atividades que os aficionados poderão apreciar e participar no decorrer do evento.
As atividades em destaque na Feira do Touro incluem a grande exposição Julian Lopez" El Juli "e as Tertulias Taurinas com o jornalista taurino Manolo Moles. A Feira do Cavalo apresenta, entre outros eventos de destaque, o Troféu Ibérico de Salto a Cavalo, recuperado de uma
competição histórica de Salto na cidade de Badajoz, e que terá um número igual de participantes Portugueses e Espanhois.
Na noite de sexta-feira 21, terá lugar um dos principais eventos da Feira, o Grande Espetáculo da Escola Real Andaluza de Arte Equestre e da Escola Portuguesa de Arte Equestre, que reunirá ela primeira vez numa grande exibição de Doma as duas melhores e mais prestigiadas escolas
da Península Ibérica. Será uma oportunidade única de assistir a um irrepetível e inigualável espetáculo de Doma, numa grande arena ao ar livre, animado com música, gastronomia e esplanadas no decorrer da noite.
PLANO DE ATIVIDADES V EDIÇÃO “ECUEXTRE YTORO” - FEIRA DO CAVALO E DO TOURO - 2013
1. INTRODUÇÃO
A Feira do Cavalo e do Touro tornou-se uma referência Ibérica para os setores económicos que comporta e para os apreciadores que a visitam.
Esta V Edição terá lugar na IFEBA. Feria de Badajoz, de 20 a 23 de Junho e, como na edição anterior, coincide com as Corridas de Touros da Feira de “San Juan” em Badajoz, o que garante uma grande afluência de meios de comunicação e de público visitante.
Badajoz torna-se uma vez mais o epicentro de referência Ibérica, tanto em Espanha como em Portugal, de dois setores económicos com peso significativo na Extremadura e Alentejo Português. Por sua vez, são um verdadeiro reflexo da cultura e da identidade dos seus povos, são
elementos que contribuem para fixar a população, preservando tradições e gerando riqueza para o mundo rural, revelando através do turismo realidades e caracteristicas únicas desta região.
Resultado de uma excelente localização geográfica e com uma população de 2.000.000 de habitantes a menos de duas horas de carro, como centro de uma região geográfica Hispano - Portuguesa, a cidade de Badajoz e a instituição Ferial de Badajoz tornam-se o lugar perfeito que garante o sucesso de um evento como este.
A estrutura básica da feira mantém-se, mas estão previstas novidades nas diversas actividades. Podemos adiantar que o certame incluírá:
Pavilhão A - Setor exclusivo touro, expositores, ganadarias, atividades específicas,
praça de touros e exposições. Há 3.500 metros quadrados dedicados ao mundo dos
touros.
Pavilhão B - Concentra empresas comerciais, coudelarias e pista de cavalo interior,
uma pista da mais alta qualidade de areia de sílica e medidas regulamentares para a
realização de shows de cavalos. No total, 4.000 metros quadrados disponíveis para
amantes do cavalo.
Pavilhão C - Encontram-se as cavalariças para as éguas e suas crias, com 1.500 metros
quadrados cobertos e o mesmo espaço no exterior para boxes de cavalos. No ano
passado contámos com 250 animais.
Superficie Exterior - São 20 mil metros quadrados de superfície versátil que permitem
a realização de provas e demonstrações em pista de pó de granito, com medidas
regulamentares de alta qualidade. Em paralelo com a pista principal existe ainda a pista
de aquecimento e áreas de restauração que permitem um serviço completo para os
visitantes.
O programa do certame desenvolve-se em atividades diurnas e noturnas. Durante o dia, das 11h às 21h, os visitantes poderão participar dum amplio programa de atividades, visitando os vários salões, adquirindo produtos expostos do seu agrado, disfrutando dos estabelecimentos de restauração presentes, numa combinação perfeita entre negócios e lazer. Sexta-feira 21 e sábado 22 de junho, terá lugar no exterior a Feira Noturna, dedicada a espetáculos equestres e musicais, exibições de Campeões de raça e Engates em pista ao ar livre, e pare se divertir tem as áreas de restauração, esplanada e música.
2. ATIVIDADES
A organização propõe-se para esta edição da “Ecuextre y Toro 2013” uma vasta gama
de atividades, com o intuito de fornecer respostas à procura dos setores envolvidos.
Assim, ciente do privilégio que é poder "encapsular" num ambiente público e urbano,
por alguns dias, a beleza dos nossos campos e ganadarias, proporcionamos a
possibilidade de participar neste evento aos aficionados que querem partilhar essa
paixão pelo cavalo, pelo touro e pela sua cultura.
2.1 FEIRA DE DIA
Uma área de stands comerciais, pista coberta e pista ao ar livre para cavalos e a praça de
touros fazem parte dum espaço único para disfrutar da Feira durante o dia. Negócios,
lazer e entretenimento são uma combinação extremamente aliciante para todos os
visitantes.
CAVALO
Pista Interior: Exibição de Hipoterapia, engates, acosso e derrube, adestramento,
Escola Navalmoral de la Mata, póneis, cavalos, éguas e cobras, são clássicos do
programa, alternando-se ao longo do dia numa atmosfera festiva.
Por sua vez, no pavilhão inferior pode encontrar exemplares expostos nas suas boxes e
cavalariças.
Uma outra das áreas-chave da feira é a estrutura para acomodar um público menor em
tamanho, mas não menos importante, este ano vamos colocar uma pista onde as crianças
podem receber o seu batismo hípico, montando um pónei.
Pista Exterior: Acolherá competições desportivas durante o dia, entre as quais
podemos destacar a Final Judex, Jedes e Paraequestre no modo de Dressage e o Troféu
Ibérico juvenil Dressage. O Troféu Ibérico de Engates será disputado domingo de
manhã, numa prova de perícia em pista seguido de um passeio pelo recinto ferial da
feira de San Juan de Badajoz e regresso dos cavalos ao recinto da IFEBA.
TOURO
A grandiosa Exposição de Julian Lopez “El Juli” e a Tertúlia Taurina com Manolo
Moles são alvo de grande destaque. Estarão também presentes várias figuras
importantes do mundo taurino, sessões de autografos de toureiros, atividades na Praça
de Touros, Forcados, Touradas, conferências, reuniões de clubes taurinos, seminários e
mesas redondas, degustação de vinhos, atos culturais e agradecimentos a pessoas e
instituições destacadas completam o excelente programa para a única Feira do Touro
realizada em Espanha.
2.2 FEIRA DE NOITE
A feira Noturna acontecerá nas noites de sexta-feira e sábado no recinto exterior da IFEBA.Feria de Badajoz. Durante a noite de sexta-feira decorrerá um espetáculo equestre de acordo com a política do último. A novidade desta edição é a abordagem para o dia de sábado, o que
não será um mero espetáculo, mas que representa uma verdadeira identidade desta feira: Troféu Ibérico de Salto de Obstáculos.
O Troféu Ibérico de salto de Obstáculos tenta recuperar o espírito do velho "Salto do Cavalo" como era chamado o Concurso Hipico de Badajoz até final dos anos 50. Tinha lugar entre a antiga praça de touros e a Porta Pillar, considerado um evento de grande projeção social e desportiva. As instalações da IFEBA. Feria de Badajoz e o perfil social da “Ecuextre y Toro” reunem as condições para recuperar tradições pacenses e fortalecer laços com o nosso vizinho Portugal, pelo que apresentamos um formato de Concurso Hipico com as seguintes diretrizes gerais:
Concurso entre um número determinado de Portugueses e Espanhóis como espectáculo central.
Exibições prévias de saltos em pônei, adestramento acompanhado de música ao vivo.
Jantar de caridade.
2.3 PROGRAMA PRÉVIO
DESTAQUES:
TOURO
- · Exposição Julián López “El Juli”.
- · Tertulias Taurinas com Manolo Molés.
CAVALO
- · Troféu Ibérico de Salto.
- · Troféu Ibérico de Doma Clássica-Menores.
- · Troféu Campeoníssimos. Campeão de Campeões.
- · Concurso de Cobras de Pura Raça Espanhola. Campeoníssima.
- · Concurso de Apresentadores.
- · Concurso Ibérico de Atrelados.
- · Finais Judex-Jedes de Hipismo. Campeonatos da Extremadura de Doma Clássica
y Paraequestre.
ATIVIDADES CAVALO
- · Troféu Ibérico de Salto.
- · Troféu Ibérico de Doma Clássica-Menores.
- · Troféu Campeoníssimos. Campeões de Campeões.
- · Concurso de Cobras Campeãs de Pura Raça Espanhola. Campeoníssima.
- · Concurso de Apresentadores.
- · Concurso Ibérico de Engatess.
- · Final Judex de Hípismo. Campeonato da Extremadura de Doma Clássica.
Categorías Benjamin, Alevín, Infantil, Cadete, Juvenil e Absoluto.
- · Final Jedes Paraequestre-Doma.
- · Exibição de Coudelarias. Sementais, Cobras e Éguas com arrasto.
- · Exibição de Acosso e Derrube.
- · Doma Vaqueira.
- · Doma Clássica.
- · Doma Natural.
- · Prova de Potência.
- · Espaço Ponei Club.
- · Kürs Musicais de Doma Clássica.
- · Exibição de Engates e Carruagens.
- · Exibição da Escola de Equitação do Centro de Formação do “Medio Rural del
Gobierno De Extremadura en Navalmoral de la Mata”.
- · Exibição de Hipoterapia, Equinoterapia e Equitação adaptada.
ATIVIDADES TOURO
- · Grande Exposição de Julián Lopez “El Juli”.
- · Tertulias Taurinas com Manolo Molés.
- · "Trio de Ases".
- · Sessões de autógrafos com vários Toureiros.
- · Praça de Touros.
- · Tenta Pública.
- · Toureio de salão.
- · Escolas Taurinas.
- · Grupos de Forcados.
- · Toureio a cavalo.
- · Conferências.
- · Encontro de Clubes Taurinos.
- · Palestras e Mesas Redondas.
- · Degustação de Vinhos.
- · Eventos Culturais.
- · Agradecimentos a Pessoas e Instituições destacadas.
FEIRA DE NOITE
- · Grande Espetáculo Equestre. “Fundación Real Escuela Andaluza de Arte
Ecuestre” e Escola Portuguesa de Arte Equestre.
- · .Troféu Ibérico “Salto a Cavalo”
- · Exibição e entrega de prémios de Campeões de Raça.
- · Exibição de Engates.
- · Esplanada, gastronomia e espetáculos musicais.
3. SETORES
Os setores que participam deste evento são:
Agências de seguros, agências de viagens especializadas, aluguer e venda de boxes,
associações, veículos ganadeiros, Adegas, calçado, carruagens, centros de reprodução e
inseminação, vedações, clubes desportivos, carros para engates, ferragens e acessórios
para gado, construção de pistas e estábulos, cavalariças, criação, exploração e treino de
gado, escolas taurinas, equipamentos para cavaleiros, empresas taurinas, equipamento
para manuseamento de gado, formação e escolas, fotografia taurina e equina, arreios,
coudelarias, gestão hípica e taurina, correarias, ferragens, hospitais equinos, hotelaria,
industria farmacêutica, instituições públicas, joalharia especializada, laboratórios de
saúde animal, cercas, máquinas especializadas, lazer e meio ambiente, organização de
competições e eventos, rações, pintura e escultura, e imprensa especializada, produtos
vinícolas, reboques, trajes de toureio, sinalização rural, selas, lojas de chapéu,
suplementos hípicos, taxidermia, troféus, turismo rural, vans, vestuário, acessórios,
veterinária, etc.