Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BARREIRA DE SOMBRA

Desde 13.06.1987 ao serviço da Festa Brava

BARREIRA DE SOMBRA

Desde 13.06.1987 ao serviço da Festa Brava

FIM DO CICLO DOS 25 ANOS DO «BARREIRA DE SOMBRA»

26.11.12 | António Lúcio / Barreira de Sombra

 

Conclui-se, hoje, mais um ciclo radiofónico do «Barreira de Sombra», programa de tauromaquia da Oásis FM, de Sobral de Monte Agraço, nesta que foi a nossa 25ª temporada.  Termina mais uma etapa e queremos acreditar que muitas outras ainda virão, mostrando a pujança da nossa Festa Brava, com o apoio da Direcção desta casa, a colaboração dos empresários e de alguns dos nossos colegas.

 

Nos últimos anos, como consequência da crise económica que a todos afecta, fomos diminuindo a nossa presença em espectáculos e fomo-nos, propositadamente, afastando de alguns eventos sociais. Não que em alguns casos até não pudessem ter algum interesse mas, também porque muitas das vezes a tendência «para cobrar» alguma coisa surge exactamente aí, fruto da proximidade e de nem sempre podermos responder à letra! Alguns gostam, fazem negócio, e aí está… Credibilidade por onde ela anda!...

 

A Oásis FM tem feito um esforço grande para manter a sua emissão de 24 horas e permitir que, com esse esforço, a Festa Brava se mantenha «no ar» e seja um dos dois programas de tauromaquia que preenchem o éter na vasta região da Estremadura e Oeste e seja acessível em todo o Mundo através de www.radiooasis.pt. Infelizmente este esforço não tem obtido contrapartidas visíveis por parte dos agentes taurinos da região, sendo o investimento feito por estes em publicidade igual a zero ou pouco mais que isso, sem significado económico algum.

 

E o «Barreira de Sombra» tem assumido os seus próprios custos de produção, com o peso que têm no orçamento pessoal de quem o realiza, garantindo que, durante a temporada, assegura a informação taurina possível e de interesse para o grande público desta região sem grandes falhas.

 

Neste ciclo que hoje termina, passaram pelos estúdios da Oásis FM mais de uma dezena de toureiros, forcados, empresas promotoras de espectáculos na nossa região. Efectuámos, com a preciosa colaboração do José Andrade e sem necessidade de sacarmos crónicas ou excertos de entrevistas de outros órgãos de comunicação social taurina, a cobertura de 58 espectáculos tauromáquicos, sendo que na nossa área de influência geográfica directa, teremos estado em mais de 60% dos que se levaram a efeito.

 

Cumprimos um plano delineado há muitos anos, de divulgação de textos de temática taurina, de grandes escritores portugueses, alguns deles inseridos em grandes colectâneas de literatura portuguesa organizadas por insuspeitos mestres. Não vimos outros fazerem o mesmo. Não nos preocupámos com os fait-divers que encheram páginas de sites e blogues e fizeram correr insultos e outras coisas que em nada beneficiaram a imagem da Festa Brava e de quem sobre ela escreve.

 

Este é o último «Barreira de Sombra» de 2012 e deste ciclo radiofónico em que cumprimos 25 anos de existência. Em Fevereiro ou Março de 2013 esperamos regressar com renovadas forças e esperança de que, com uma Oásis sempre viva e forte, a tauromaquia na nossa Região possa a ter, nesta sintonia, um nome e uma frequência – Barreira de Sombra/Oásis FM 106.4.