Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BARREIRA DE SOMBRA

Desde 13.06.1987 ao serviço da Festa Brava

BARREIRA DE SOMBRA

Desde 13.06.1987 ao serviço da Festa Brava

PORTUGAL, PROTAGONISTA NA FEIRA DO CAVALO E DO TOURO DE BADAJOZ, QUE COMEÇA NO DIA 10 DE JUNHO

08.06.10 | António Lúcio / Barreira de Sombra

De 10 a 13 de Junho de 2010, a Instituição Feiral de Badajoz (IFEBA) celebrará a segunda edição da ECUEXTRE - FEIRA DO CAVALO E DO TOURO, na qual Portugal será um dos grandes protagonistas.

 

Como principais novidades desta edição cabe destacar uma exposição monográfica de Miguel Angel Perera, exposição que recorrerá a trajectória taurina do toureiro através das suas recordações pessoais, trajes de luzes, fotografias etc. Queremos dar um grande protagonismo a este matador de touros que é, nestes momentos, uma das máximas figuras do Toureio Extremenho e Nacional, e uma exposição monográfica de Victorino Martín Andrés dedicada a uma das ganadarias mais emblemáticas do mundo dos touros, que recolheu importantíssimos triunfos em todas as praças do mundo e deu grandes êxitos às mais importantes figuras do toureio. No “Rincón del Trato”, serão apresentados cavalos à venda das diferentes raças a compradores trazidos expressamente à Feira.

 

No dia 10 de Junho, festa em Portugal por celebrar-se o "Dia de Camões", daremos especial importância  à presença portuguesa. Teremos dois grupos de forcados: a Escola Taurina que tenta o gado nesse dia será a de Vila Franca de Xira e haverá um colóquio com os ganadeiros Victorino Martín (España), João Folque (proprietário da ganadaria Palha,Portugal) e o matador de touros Victor Mendes.

 

Contaremos com múltiplas actividades diurnas como são: exibição de campeões de raça, cobras, doma vaqueira, doma clássica, éguas com arrasto, sementais, engates e carruagens, saltos em liberdade, volteio, doma natural, campeonato de altura (saltos), terapias equestres, gastronomia, exposições temáticas, conferências, colóquios e mesas redondas, toureio de salão, autógrafos de toureiros, actos culturais, reconhecimento a pessoas ou instituições destacadas, trio de ases, espectáculos flamencos e degustação de vinho. A feira tornar-se-á num ambiente dinâmico, onde tanto nas pistas destinadas ao mundo do cavalo, como no “speak corner” do pavilhão dedicado ao touro, se desenvolverão de forma contínua as múltiplas e variadas actividades programadas. Todas elas contribuíram para enriquecer a feira, dotando-a de múltiplas actividades lúdicas e de ócio, para que os aficionados assistentes recebam um valor acrescentado muito importante que poucas feiras do calendário espanhol podem fazer.

 

GRANDE ESPECTÁCULO NOCTURNO

 

Enquadrado na Feira de Noite, os assistentes poderão desfrutar nos dias 11 e 12 de Junho de uma noite de ócio das mais importantes do ano, dado o marco incomparável da pista nocturna, especialmente ambientada, ao ar livre na noite badajocense, não só os aficionados ao mundo do cavalo, senão todas aquelas pessoas que queiram desfrutar de um acontecimento especial, atractivo, de grande beleza, em definitiva, que conjuga a música e a nobreza dos cavalos que estarão na pista exterior em um GRANDE ESPÉCTACULO NOCTURNO DE DANÇA DE CAVALOS, EXIBIÇÕES DE COBRAS E ENGANTES, ESPLANADA NOCTURNA, GASTRONOMIA E MÚSICA, que permitirão desfrutar de um momento de ócio único.

 

A Grande Gala Equestre, “Tradição e Magia dos Cavalos Espanhóis e Lusitanos”, organizada por Tempus de Ficção, reúne cavalos de Portugal e Espanha. Será um espectáculo único e específico para uma noite hispano-lusa em Badajoz, onde cavaleiros espanhóis e portugueses de reconhecido prestígio, campeões alguns deles da Europa e do Mundo da equitação, montarão cavalos de Puro Sangue Lusitano e de Pura Raça Espanhola.

 

Um grande espectáculo, pensado e realizado por André Ponces, para reunir a cultura, a música e a tradição equestre de dois países que compartem, entre outras muitas coisas, a mesma ascendência genética dos seus cavalos.

 

Além do mais, no sábado dia 12, também participarão na Grande Gala Equestre o Esquadrão de Cavalaria da Guardia Civil, com uma exibição de doma.

 

ACTIVIDADES

 

Mais de 200 cavalos de pura raça: espanhol, lusitano, árabe, hispano-árabe, anglo-árabe, de desporto. Praça de touros com reses bravas. Stands comerciais, stands ganadeiros.

 

Feira de Dia

 

De 10 a 12 de Junho das 11.00 h. às 21.00 h. Em 13 de Junho das 11.00 h às 20.00 h.

 

A Feira de Dia pretende criar um ambiente único onde se mistura comércio e ócio. Um evento onde os expositores, coudelarias e empresas relacionadas com o mundo do cavalo e do touro apresentam os seus animais, produtos e novidades e desenvolvem novas relações comerciais, concorrendo num mesmo espaço negócio e ócio, espectáculo e restauração, aproveitando a proximidade imediata de cavalos, os ganadeiros tanto de cavalos como taurinos, os mestres toureiros, etc., agrupando distintos sectores todos eles: coudelarias, alimentação equina, cuidados sanitários, serviços, automoção equestre, acessórios e roupa de montar, publicações, correarias, ferragens, alfaiataria de toureiro, taxidermia, troféus, veterinária, ganadarias, fotografia taurina e equina, etc.

 

Actividades da Feira do Cavalo

 

Todos os dias, de quinta-feira a domingo, no horário da feira

 

  • Exposição de Fotografias de Paco Rey

 

Todos os dias, de quinta-feira a domingo, das 11.30 h. às 14:30 h. e das 16.30 h. às 20.30 h.

 

  • Exibições de Campeões de Raça

 

  • Cobras

 

  • Alta Escola

 

  • Doma Vaqueira

 

  • Doma Clássica

 

  • Éguas com arrasto

 

  • Sementais

 

  • Cavalos atrelados

 

  • Doma Natural

 

  • Exibição de Saltos

 

  • Terapias Equestres

 

  • Exibição de Escolas Hípicas

 

  • Exibição de Alunos da Escola de Formação Hípica de Navalmoral de la Mata (Cáceres)

Todos os dias, de quinta-feira a domingo, no horário da feira

 

 

  • Exposição monográfica de Victorino Martín

 

  • Exposição monográfica de Miguel Ángel Perera

 

Quinta-feira 10

 

11.30 h.: Toureio de Salão a cargo de alunos da Escola Taurina da Diputación de Badajoz (lugar: praça de touros instalada no Pavilhão do Touro)

 

12.00 h.: Tentadeiro

 

            Ganadaria: D. Ramón Sánchez Ybargüen

            Escola Taurina de Vila Franca de Xira

            Grupo de Forcados de Elvas

 

17.30 h.: Toureio de Salão a cargo de alunos da Escola Taurina da Diputación de Badajoz (lugar: praça de touros instalada no Pavilhão do Touro)

 

18.00 h.: Tentadeiro

 

            Ganadaria: D. Ramón Sánchez Ybargüen

            Escola Taurina de Vila Franca de Xira

            Grupo de Forcados das Caldas da Rainha

 

18. 00 h.: Apresentação da Revista Taurina Afición

 

19.00 h.: Colóquio com a participação de Víctor Mendes (matador de touros), João Folque de Mendonça (ganadaria Palha) e Victorino Martín (ganadeiro), moderado por Antonio Girol (crítico taurino de COPE Badajoz)

 

19.30 h.: Exibição de Toureio a Cavalo a cargo do cavaleiro D. Juan Carlos Jiménez

 

20.00 h.: Apresentação do troféu taurino “Al mejor Toreo de Capa de la Feria de San Juan”, patrocinado por Ancar S.L.

 

Sexta-feira 11

 

11.30 h.: Toureio de Salão a cargo de alunos da Escola Taurina de la Diputación de Badajoz (lugar: praça de touros instalada no Pavilhão do Touro)

 

12.00 h.: Tentadeiro

 

            Ganadaria: D. Luis Terrón Díaz

            Escola Taurina de Madrid

            Grupo de Forcados do Aposento da Moita

 

13.30 h.: Apresentação do Livro e o Documental “20 años de Toros en Olivenza. 1991-2010. Historia de una ilusión”

 

17.30 h: Toureio de Salão a cargo de alunos da Escola Taurina de la Diputación de Badajoz (lugar: praça de touros instalada no Pavilhão do Touro)

 

18.00 h: Tentadeiro

 

            Ganadaria: D. Luis Terrón Díaz

            Escola Taurina de Madrid

            Grupo de Forcados do Aposento da Moita

 

18.00 h.: Autográfos de Toureiros. Pedrito de Portugal, Javier Solís y Rui Fernandes

 

19.00 h.: “Trio de Ases” com a participação de Miguel Ángel Perera (matador de touros), José Manuel Calderón (jugador da N.B.A.) e Fernando Fernández Román (jornalista do Canal Castilla la Mancha Televisión). Apresentado e moderado por José Enrique Moreno (jornalista).

 

19.30 h: Exibição de Toureio a Cavalo a cargo do cavaleiro D. Marcos Tenório

 

20.30 h.: Apresentação do Portal Taurino “extremadurataurina.com”, dirigido por D. Antonio Castañares  (apresentador dos programas “Extremadura Tierra de Toros” e “Dehesa Brava”, do Canal Extremadura Televisión)

 

Sábado 12

 

11.30 h.: Toureio de Salão a cargo de alunos da Escola Taurina da Diputación de Badajoz (lugar: praça de touros instalada no Pavilhão do Touro)

 

 

12.00 h.: Tentadeiro

 

            Ganadaria: Hdros. de D. Bernardino Píriz

            Escola Taurina da Diputación de Badajoz

            Grupo de Forcados de Lisboa

 

13.30 h.: Conversa-Colóquio “el Toro y el Cante de la mano” a cargo de D. Juan Bazaga, cantado por Miguel de Tena

 

17.00 h.: Autográfos de alunos do Patronato de Tauromaquia da Diputación de Badajoz

 

17.30 h.: Toureio de Salão a cargo de alunos da Escola Taurina da Diputación de Badajoz (lugar: praça de touros instalada no Pavilhão do Touro)

 

18.00 h.: Tentadeiro

 

            Ganadaria: Hdros. de D. Bernardino Piriz

            Escola Taurina da Diputación de Badajoz

            Grupo de Forcados de Lisboa

 

18.00 h.: Autográfos de Toureiros. Ambel Posada, Israel Lancho e Julio Parejo

 

19.00 h.: Apresentação do Espectáculo “Espíritu Andaluz” a cargo de Agustín Bravo (apresentador da Televisão)

 

19.30 h.: Exibição de Toureio a Cavalo a cargo do cavaleiro D. Luis Correa

 

20.00 h.: “Trio de Ases” com a participação de Manuel Jesús “El Cid” (matador de touros) e Ángel Peralta (cavaleiro e ganadeiro). Apresentado e moderado por José Enrique Moreno (jornalista).

 

Domingo 13

 

11.30 h.: I Encontro de Peñas Taurinas

 

11.30 h.: Toureio de Salão a cargo de alunos da Escola Taurina da Diputación de Badajoz (lugar: praça de touros instalada no Pavilhão do Touro)

 

12.00 h.: Tentadeiro

 

            Ganadaria: D. Arcadio Albarrán

            Escola Taurina da Fundación Internacional “el Juli”

            Grupo de Forcados de Montemos-o-Novo

 

12.30 h.: Acto de Reconhecimento da II Feira do Touro de Badajoz às seguintes pessoas: D. Antonio Ródenas (empresário taurino), D. Luis Albarrán González (ganadeiro), D. Juan Barco Caballero (colecionista taurino), D. Francisco Ruiz (Director da revista “Afición”), Mestre David Ribeiro Telles (cavaleiro tauromáquico), D. Eugenio Fernández Sánchez, “Angelete” (matador de touros). Apresentado por D. Fernando Esperilla (apresentador do programa Sol y Sombra)

 

13.30 h.: Degustação de Vinhos “6 Vinos 6 Toros”. Protos Crianza, Lan Crianza, Basangus Crianza, Ibéricos Crianza, Lerma Crianza e Frontaura. Degustação dirigida por D. Francisco Moreno Camacho, em colaboração com “La Bodega Santa Marina”.

 

17.30 h.: Toureio de Salão a cargo de alunos da Escola Taurina da Diputación de Badajoz (lugar: praça de touros instalada no Pavilhão do Touro)

 

18.00 h.: Tentadeiro

           

Ganadaria: D. Arcadio Albarrán

            Escola Taurina da Fundación Internacional “El Juli”

            Grupo de Forcados de Montemor-o-Novo

 

18. 00 h.: Apresentação do Portal Taurino “badajoztaurina.com” dirigido por D. Antonio Girol, apresentado por Luís Carlos Franco, Presidente do Club Taurino Extremeño

 

19.00 h.: Apresentação do Livro “Alfonso Navalón, Escribir y Torear”, de Paco Cañamero

 

19.30 h.: Tentadeiro

 

            Ganadaria: Zalduendo

            Matadores de Touros: o Cartujano, Miguelín Murillo, Ambel Posada y Julio Parejo

 

Feira de Noite

 

Sexta-feira 11 e sábado 12 a partir das 21.30 h.

 

Grande Gala Equestre. "Tradição e Magia dos Cavalos Espanhóis e Lusitanos".

 

Exibição do Esquadrão de Cavalaria da Guardia Civil

 

Exibição de Cavalos Atrelados

 

Esplanada Nocturna. Gastronomia, Música.

 

Restaurante Dosca II, Mesón Los Monteros, Gran Café Victoria y El Descubridor, Casona Alta y Baja.