Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BARREIRA DE SOMBRA

Desde 13.06.1987 ao serviço da Festa Brava

BARREIRA DE SOMBRA

Desde 13.06.1987 ao serviço da Festa Brava

“V GRANDE FESTA DO FORCADO” NOS DIAS 16 E 17 DE MARÇO NO CAMPO PEQUENO

01.03.12 | António Lúcio / Barreira de Sombra

Trinta e oito grupos de forcados, a totalidade dos filiados na Associação Nacional de Grupos de Forcados, participam na “V Grande Festa do Forcado”, que decorrerá a 16 e 17 de Março, na Praça de Toiros do Campo Pequeno (Lisboa).

 

Tradição, valentia e garra, mas também muita animação, constituem os ingredientes que farão da “V Grande Festa do Forcado” um acontecimento capaz de superar as anteriores edições deste evento.

 

A Festa do Forcado nasceu com o objectivo de criar um dia de verdadeira festa e de enaltecimento dos valores, da atitude, do companheirismo e da humildade que caracteriza esta figura tão querida e respeitada da nossa festa e do povo português: o Forcado Amador.

 

A partir das 22 horas de dia 16, exibir-se-á o espectáculo “Forcado Coragem Lusitana”, (recriação histórica das origens dos forcados até aos nossos dias), desfilarão na arena forcados veteranos e figuras públicas famosas, antecedendo um espectáculo de variedades taurinas.

 

Perante 4 novilhos de distintas ganadarias portugueses, actuarão os cavaleiros Maria Mira, Manuel Vacas de Carvalho, Jacobo Botero (Colombiano) e Cláudia Almeida, estando as pegas a cargo de um grupo de forcados constituído pelos cabos dos grupos participantes no Concurso de Cernelhas, capitaneados por Diogo Sepúlveda.

 

A festa prosseguirá até de madrugada na discoteca Musicais, no Jardim do Tabaco.

 

No sábado, a partir das 15 horas realiza-se o “V Torneio de Pegas de Cernelha”, com a participação dos 38 grupos de forcados filiados na ANGF, sendo o seu desempenho avaliado por um júri constituído pelos antigos forcados Manuel Gama, João José Comenda, António José Casaca, Pedro Barradas e José Ribeiro da Cunha.

 

Em disputa estarão os prémios “António José Teixeira” para a melhor parelha de cernelheiros e, para o grupo vencedor, a inclusão na corrida de 3 de Maio, no Campo Pequeno (Corrida Vidas/Correio da Manhã).

 

As sortes antigas (Sorte de Gaiola, Casa da Guarda, Pega de Costas, Pega na Cadeira e “D. Tancredo”) serão revividas pelos grupos de forcados amadores de Montemor, Aposento do Barrete Verde e Coruche.

 

Exibir-se-ão também os grupos de forcados Veteranos e Do Futuro.

 

Pelas 23 horas e em fim de festa, realiza-se na arena a “Pega da Noite”, com música ao vivo pelos “Los Três Sangres”, prolongando-se a festa pela noite dentro.