Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BARREIRA DE SOMBRA

Desde 13.06.1987 ao serviço da Festa Brava

BARREIRA DE SOMBRA

Desde 13.06.1987 ao serviço da Festa Brava

BOA JORNADA TAURINA NO SÁBADO NO CAMPO PEQUENO

05.02.12 | António Lúcio / Barreira de Sombra

 

Cerca de 30 alunos das Escolas de Toureio de Aguascalientes (México), Salamanca, Madrid, José Falcão de Vila Franca, Academia de Toureio do Campo Pequeno e da Moita do Ribaejo proporcionaram momentos extraordinários de toureio na manhã e tarde de sábado 4 de fevereiro na arena da Monumental lisboeta, com reses de Pinto Barreiros e Falé Filipe.

 

De manhã lidaram-se seis novilhas de Pinto Barreiros, com diversos graus de bravura e de toureabilidade, com as melhores a sairem nos últimos lugares, enquanto à tarde se deu o inverso com as novilhas de Falé Filipe, melhores as duas primeiros e às restantes a aplicar-se a mesma classificação das de Pinto Barreiros.

 

Com a presença dos maestros e professores das diversas escolas, e uma presença aceitável de público, todos tiveras as duas oportunidades e escutaram palavras e palmas de incentivo.

 

Foram os seguintes os alunos intervenientes nas Aulas Práticas de hoje:

 

Pela Escola de Aguascalientes (México): Diego Emílio, Jose Maria Hermosillo, León Valdés e Miguel Gutierrez;

 

Pela Escola de Madrid: Victor Tallon, Luis Pasero e Fernando Plaza;

 

Pela Escola de Toureio José Falcão (Vila Franca de Xira): Pedro Cunha, Pedro Noronha, João Silva e João Gomes;

 

Pela Escola de Salamanca Alejandro Marcos, Alberto Escudero, Ivan Gonzalez e Francisco Colmenero;

 

Pela Academia de Toureio do Campo Pequeno: Diogo Peseiro, António Fernandes, Ruben Lopes, Sérgio Nunes e Diogo Marcelino;

 

Pela Escola da Moita do Ribatejo; Paula Santos, João Rodrigues, Diogo Dâmaso, Fábio Matos e Fábio Cristóvão.

 

A final terá lugar hoje , domingo, às 17h00, sendo lidados novilhos de São Torcato pelos alunos mais destacados das Aulas Práticas.

A entrada é livre.

 

A anteceder a final, realiza-se no Salão Nobre da Praça de Toiros do Campo Pequeno uma conferência intitulada”Manuel dos Santos e Carlos Arruza – Evocação da Fraternidade entre Portugal e o México”, com a participação do Maestro Manolo Arruza, do Dr. Manuel Jorge Diez dos Santos, filhos destas figuras mundiais do toureio e do Coronel José Henriques.

 

O “V Encontro Internacional de Escolas Taurinas” é uma organização conjunta da Sociedade Campo Pequeno e da Tertúlia “O Piriquita” de Arruda dos Vinhos, com o apoio da Fundação João Alberto Faria e da Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos.

 

Estarão em disputa três troféus: O Triunfador será premiado com um capote de brega oferecido pelo Real Clube Tauromáquico Português, tal como nas últimas edições deste encontro. A Sociedade Campo Pequeno premiará a Melhor Faena, e a Tertúlia “O Piriquita” atribuirá o prémio para a Melhor Actuação de Capote.