Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BARREIRA DE SOMBRA

Desde 13.06.1987 ao serviço da Festa Brava

BARREIRA DE SOMBRA

Desde 13.06.1987 ao serviço da Festa Brava

 

Cerca de 30 alunos das Escolas de Toureio de Aguascalientes (México), Salamanca, Madrid, José Falcão de Vila Franca, Academia de Toureio do Campo Pequeno e da Moita do Ribaejo proporcionaram momentos extraordinários de toureio na manhã e tarde de sábado 4 de fevereiro na arena da Monumental lisboeta, com reses de Pinto Barreiros e Falé Filipe.

 

De manhã lidaram-se seis novilhas de Pinto Barreiros, com diversos graus de bravura e de toureabilidade, com as melhores a sairem nos últimos lugares, enquanto à tarde se deu o inverso com as novilhas de Falé Filipe, melhores as duas primeiros e às restantes a aplicar-se a mesma classificação das de Pinto Barreiros.

 

Com a presença dos maestros e professores das diversas escolas, e uma presença aceitável de público, todos tiveras as duas oportunidades e escutaram palavras e palmas de incentivo.

 

Foram os seguintes os alunos intervenientes nas Aulas Práticas de hoje:

 

Pela Escola de Aguascalientes (México): Diego Emílio, Jose Maria Hermosillo, León Valdés e Miguel Gutierrez;

 

Pela Escola de Madrid: Victor Tallon, Luis Pasero e Fernando Plaza;

 

Pela Escola de Toureio José Falcão (Vila Franca de Xira): Pedro Cunha, Pedro Noronha, João Silva e João Gomes;

 

Pela Escola de Salamanca Alejandro Marcos, Alberto Escudero, Ivan Gonzalez e Francisco Colmenero;

 

Pela Academia de Toureio do Campo Pequeno: Diogo Peseiro, António Fernandes, Ruben Lopes, Sérgio Nunes e Diogo Marcelino;

 

Pela Escola da Moita do Ribatejo; Paula Santos, João Rodrigues, Diogo Dâmaso, Fábio Matos e Fábio Cristóvão.

 

A final terá lugar hoje , domingo, às 17h00, sendo lidados novilhos de São Torcato pelos alunos mais destacados das Aulas Práticas.

A entrada é livre.

 

A anteceder a final, realiza-se no Salão Nobre da Praça de Toiros do Campo Pequeno uma conferência intitulada”Manuel dos Santos e Carlos Arruza – Evocação da Fraternidade entre Portugal e o México”, com a participação do Maestro Manolo Arruza, do Dr. Manuel Jorge Diez dos Santos, filhos destas figuras mundiais do toureio e do Coronel José Henriques.

 

O “V Encontro Internacional de Escolas Taurinas” é uma organização conjunta da Sociedade Campo Pequeno e da Tertúlia “O Piriquita” de Arruda dos Vinhos, com o apoio da Fundação João Alberto Faria e da Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos.

 

Estarão em disputa três troféus: O Triunfador será premiado com um capote de brega oferecido pelo Real Clube Tauromáquico Português, tal como nas últimas edições deste encontro. A Sociedade Campo Pequeno premiará a Melhor Faena, e a Tertúlia “O Piriquita” atribuirá o prémio para a Melhor Actuação de Capote.