Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BARREIRA DE SOMBRA

Desde 13.06.1987 ao serviço da Festa Brava

BARREIRA DE SOMBRA

Desde 13.06.1987 ao serviço da Festa Brava

PALHAS, OLIVEIRAS IRMÃOS E ANTÓNIO SILVA DE REGRESSO AO CAMPO PEQUENO EM 2012

03.02.12 | António Lúcio / Barreira de Sombra

Depois de longa ausência da primeira praça do país, as ganadarias Palha, Oliveiras Irmãos e António Silva, três das mais prestigiadas de Portugal, constituirão algumas das grandes atracções do Abono de 2012, no Campo Pequeno.

 

A ganadaria Palha, uma lenda ganadeira em Portugal e no mundo taurino, com antiguidade referenciada à praça de toiros de Madrid, no ano de 1883, lidou pela última vez em Lisboa há 15 anos. É a ganadaria portuguesa mais galardoada além-fronteiras triunfadora nas mais importantes feiras taurinas de Espanha e França, países onde tem maioritariamente lidado os seus curros de toiros.

 

As raízes da ganadaria de Oliveiras Irmãos remontam a 1895 tendo, na sua actual designação, fixado a antiguidade em 30 de Abril de 1944, data em que se estreou, na praça de toiros do Campo Pequeno, na qual lidou pela última vez há 18 anos. Possuidora de um largo historial, é detentora de inúmeros e prestigiantes prémios obtidos em Portugal, Espanha e França sendo ainda a base de um número importante de ganadarias portuguesas.

 

Formada na década de1930, aganadaria de António Silva fixou a sua antiguidade em 25 de Junho de 1944, no Campo Pequeno, tendo sido, nos anos sessenta uma das preferidas pelas mais importantes figuras do toureio de Portugal e do mundo. Não lidava no Campo Pequeno desde a década de setenta. A sua reaparição em Lisboa ficará marcada pela imponente apresentação do curro de toiros apartado para esta ocasião.

 

Brevemente será anunciada a totalidade das ganadarias do abono do Campo Pequeno, mas a empresa avança desde já que a temporada de 2012, em que a praça comemora  120 anos, será maioritariamente tourista.