Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BARREIRA DE SOMBRA

Desde 13.06.1987 ao serviço da Festa Brava

BARREIRA DE SOMBRA

Desde 13.06.1987 ao serviço da Festa Brava

PRAÇA DE TOUROS “DR. ORTIGÃO COSTA”, EM AZAMBUJA, INAUGURAÇÃO DIA 25 DE SETEMBRO DE 2011, PELAS 16H00

16.09.11 | António Lúcio / Barreira de Sombra

A Vila de Azambuja vai assistir, no próximo dia 25 de Setembro, à inauguração da praça de touros, designada “Praça de Touros Dr. Ortigão Costa”. A cerimónia terá lugar pelas 16h00 e será seguida de uma corrida de touros com seis cavaleiros e dois grupos de forcados. O cartel é composto pelos cavaleiros João Moura Caetano, Manuel Telles Bastos, Duarte Pinto, Tiago Carreiras, Tomás Pinto e Paulo d’Azambuja que lidarão 6 bravos touros Ortigão Costa. As pegas estarão a cargo dos Forcados Amadores de Azambuja e Alcochete e a recolha dos touros será executada por seis parelhas de campinos. Para estimular os desempenhos dos artistas, haverá troféu para a melhor lide, para a melhor pega e também para a melhor parelha de campinos.

 

O processo de construção da Praça de Touros de Azambuja foi desenvolvido pela EMIA – Empresa Municipal de Infraestruturas de Azambuja, com um custo total de cerca de 600 mil euros, criando um recinto principalmente destinado a actividades de âmbito taurino e que responde a dois constrangimentos que se vinham colocando nos últimos anos. Por um lado, a praça antiga já não cumpria todas as normas e regulamentos em vigor relativamente à realização de espectáculos públicos, e, por outro, o “novo” Campo da Feira de Azambuja saído do programa Polis “pedia” uma praça de toiros com mais dignidade, conforto e harmonia paisagística.

 

A obra dispõe de 4 sectores de bancadas com capacidade para um total de 2159 assistentes, incluindo lugares e uma plataforma para espectadores com mobilidade reduzida. Todas as estruturas de apoio são as adequadas e foram construídas de raiz, tais como sanitários masculinos e femininos, enfermaria e bar, além das áreas mais técnicas para entrada de cavalos e dos curros para os touros.

 

Ao designar o recinto como “Praça de Touros Dr. Ortigão Costa”, o Município de Azambuja pretende prestar uma justa homenagem a um grande amante da “festa brava” e um dos homens mais empreendedores que o Concelho conheceu ao longo das últimas décadas da sua história. Luís Jorge Roldan Ortigão Blanck Costa, de seu nome completo (falecido em Novembro último), era natural do Algarve mas escolheu Azambuja para construir o seu projecto de vida pessoal e profissional. Recorde-se que a sua influência pessoal e o apoio financeiro foram fundamentais na concretização da aquisição da antiga praça, comprada em segunda mão e instalada no mesmo local da actual em 1989. Por outro lado, e ao longo do tempo, sempre colaborou com a comissão da Feira de Maio, cedendo gado bravo da sua ganadaria para as “esperas de toiros”, e apoiando as actividades da feira de formas muito diversas. Assume, igualmente, papel muito importante a sua vertente de empresário agro-industrial com a criação da fábrica de transformação de tomate – Sugal – que tem dado, até hoje, um forte impulso à economia do Concelho de Azambuja.

 

De referir que a Praça de Touros vai estar de portas abertas no sábado, dia 24, entre as 18h30 e as 20h00, para visitas livres. No domingo, entre as 09h30 e as 10h30 será possível observar os touros nos curros, pagando € 2,00 que reverterão para a Associação Cultural “A Poisada do Campino”.