LOTAÇÃO ESGOTADA NA LOURINHÃ. MARCELO MENDES E ACADÉMICOS DE ELVAS VENCEM TROFÉUS EM DISPUTA
Praça de Toiros em Lourinhã – 30.07.11
Director: Manuel Jacinto – Veterinário: José Manuel Lourenço – Lotação: Esgotada
Cavaleiros: Joaquim Bastinhas, Marcos Tenório, Marcelo Mendes
Forcados: Académicos de Elvas, Alenquer, Arruda dos Vinhos
Ganadaria: Luis Sousa Cabral
Duas horas antes do início colocou-se na bilheteira a informação de Lotação Esgotada, sinal do interesse das gentes do Oeste pela Festa Brava e pelo cartel apresentado e que teve em Marcelo Mendes e nos Académicos de Elvas (forcado André Bandeiras) os vencedores dos troféus “Junta de Freguesia da Marteleira” para a melhor lide e “Câmara Municipal de Lourinhã” para a melhor pega. Um ambiente extraordinário e uma corrida de bons momentos, com o público muito participativo e entregue ao espectáculo.
Joaquim Bastinhas cotou-se com duas lides a cumprir pelos mínimos, com alguns bons ferros e outros de menor valia, empolgando o público com o par de bandarilhas cravado no seu primeiro.
Em plano ascendente e moralizado está Marcos Tenório que deixou bom ambiente e cravou alguns bons ferros em ambos os toiros, não deixando créditos por mãos alheias e rematando com palmos de violino e par de bandarilhas.
Marcelo Mendes assinou um bom triunfo pela excelente lide que deu ao seu segundo, medindo muito bem os tempos, os terrenos e as distâncias, para cravar ferros de muito bom nível e rematar de forma superior a sua lide com um excelente par de bandarilhas com o toiro colocado quase nos médios. Uma actuação que levantou o público das bancadas e mereceu, sem margem para dúvidas, o prémio.
No capítulo da forcadagem, os Académicos de Elvas venceram o prémio com a pega de André Bandeiras ao primeiro da noite, conseguida ao primeiro intento, e no segundo toiro apenas à terceira consumaram por intermédio de António Guerra. Os Amadores de Alenquer consumaram á primeira tentativa as duas pegas, por intermédio de David Vicente e Diogo Silva e os de Arruda dos Vinhos concretizaram as pegas de caras por intermédio de Fábio Correia ao primeiro intento e António Santos à segunda.
Cumpriram no geral os toiros de Luis Sousa Cabral, com diversos matizes e destaque para a qualidade do segundo de Marcelo Mendes e para o sobrero lidado em último lugar por Marcos Tenório.
Direcção acertada de Manuel Jacinto coadjuvado pelo veterinário José Manuel Lourenço.