Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BARREIRA DE SOMBRA

Desde 13.06.1987 ao serviço da Festa Brava

BARREIRA DE SOMBRA

Desde 13.06.1987 ao serviço da Festa Brava

"CONTRA OS CONTRA", POR CHAUBET

13.06.11 | António Lúcio / Barreira de Sombra
Sou um daqueles aficionados que são insultados e provocados junto à praça de toiros quando há touradas. Meninas e meninos, presumivelmente bem falantes e educados, que apregoam bons sentimentos e direitos, por serem contra as touradas, ditatorialmente, exigem acabem.
 
Escudado  no direito que tanbém me assiste, de direcionar os meus gostos, as minhas preferências, quero fazer uma pergunta para a qual, julgo, os anti touradas terão resposta pronta.
Aliás, se não for uma resposta coerente e lógica, paradoxalmente, os bons samaritanos que se intitulam defensores do toiro bravo, só estarão a provocar a sua extinção.
 
Não sendo nas touradas, que aproveitamento terá a bravura do toiro?  E, não sendo conservada e estimulada essa bravura, não se tornará o toiro, como já disse,num pacífico boi? Não será o fim de um animal tão admirável como é o toiro de lide?
 
Afinal quem defende o toiro de lide? Os que o conservam dando-lhe utilidade, embora de forma que pode não agradar a todos, ou os que o querem transformar em simples boi de trabalho ou fornecedor de carne?
 
Carlos Patrício Álvares (Chaubet)