Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BARREIRA DE SOMBRA 30 ANOS (1987/2017)

Desde 13.06.1987 ao serviço da Festa Brava

BARREIRA DE SOMBRA 30 ANOS (1987/2017)

Desde 13.06.1987 ao serviço da Festa Brava

GANADARIA DE JOSÉ ALBINO FERNANDES AUMENTA EFECTIVO

19.05.11 | barreiradesombra

Em mais uma deslocação ao continente, aproveitando para uns dias de férias e para acompanhar a corrida de 19 em Lisboa (estreia em Lisboa da ganadaria açoreana de Rego Botelho), a ganadeira Fátima Albino esteve na ganadaria de Falé Filipe para adquirir mais um lote de vacas que irão juntar-se às cerca de 100 que já possui nos Açores, divividas em lotes de «touradas de corda» e «touradas de praça». Num momento importante da ganadaria com ferro de Herds. De José Albino Fernandes, este aumento da vacada tem como objectivo possibilitar o incremento do número de reses a lidar em praça e com uma boa base de selecção.

 

Encontrámos a ganadeira acompanhada de marido (António) e uma das filhas (Susana) na Herdade das Covas tendo trocado muitas ideias sobre a tauromaquia açoreana e assistimos a um tentadero de luxo com o maestro Vítor Mendes, o matador colombiano Luis Bolívar e o novilheiro Daniel Morales, sendo picador de serviço o veterano e competentíssimo Dionisio Grilo.

 

TENTADERO DE LUXO

Os três diestros, a que se somaram os alunos da Escola José Falcão Tiago Santos e Pedro Noronha, proporcionaram-nos um tentadero de luxo. Das 6 novilhas, três foram de boa nota, uma delas extraordinária (a 2ª) e outra de muita classe e houve momentos em que se bordou o toureio, nomeadamente com Luis Bolívar na segunda novilha da tarde. A classe e entrega das novilhas, aliadas ao largo recorrido e à transmissão nas investidas contagiou os toureiros e os assistentes e os comentários que os diestros iam efectuando ao longo das lides cedo se tornou numa lição de cátedra sobre o toureio.

 

As novilhas exigiam muito, pela sua bravura e casta. Não admitiam erros. Mas permitiram que os toureiros se sentissem a gosto e se recreassem nas sortes, com muletazos de enorme expressividade e profundidade, templadas as investidas, com as novilhas a investirem com o focinho pelo chão e levando a algumas exclamações de júbilo que se propagaram aos que assistíamos a esses momentos de enorme categoria.

 

A segunda novilha foi de classe extra. Na forma como de largo, de praça a praça e a galope, se arrancou para o cavalo do picador – excelente a actuação de Dionisio Grilo – e se entregou por 3 vezes nessa sorte e em mais duas varas mais em curto. Na muleta de Bolívar, a alegria com que acudia de largo aos cites do matador e se entregava em largas séries de multeazos por ambos os pitons, repetindo as investidas com classe e humilhada entrega, tornaram esta novilha na estrela da tarde. O matador não se cansou de tourear e a novilha de investir em mais de 70 muletazos sem se recusar ou tardar uma única vez e sempre com uma «fijeza« tremenda nos enganos.

 

Vítor Mendes montou cátedra na forma de tourear a exigente primeira. Na forma de se colocar e citar, de lhe deixar a muleta, de a obrigar por baixo mandando e templando as suas investidas mais enraçadas. E depois, relaxou-se, toureou a gosto, embarcando a investida da rês em tandas cujos muletazos pareciam não ter fim. Remates pintureros, muletazos de enorme qualidade por ambos os pitóns. E mais ainda quando na quarta novilha teve ensejo de mostrar como se obriga a uma investida limpa e seguindo os voos da muleta a uma rês que se queria colar. Lição de catedrático na forma como a todos nos ensinou e, com a novilha a crescer, vindo a mais na lide, depois lhe instrumentou poderosos muletazos por ambos os pitóns.

 

O jovem Daniel Morales esteve em crescendo na lide da terceira novilha, de muita classe. Consoante foi escutando os sábios conselhos de Maestro Vitor Mendes, foi metendo a novilha na muleta, metendo-se também ele na faena e sacando uns quantos naturais de muita classe, numa lide larga e onde a novilha sempre respondeu com transmissão e motor.

 

Picou, com sabedoria e maestria, Dionisio Grilo, aproveitando ao máximo a classe das investidas para também ele estar a gosto e merecer os olés dos matadores.

 

Uma tarde e um tentadero de luxo na Herdade das Covas. Enhorabuena ao ganadeiro e aos toureiros pelos momentos magníficos que a todos nos proporcionaram.

 

---- FOTOS EM BREVE ---