Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BARREIRA DE SOMBRA

Desde 13.06.1987 ao serviço da Festa Brava

BARREIRA DE SOMBRA

Desde 13.06.1987 ao serviço da Festa Brava

FERIA BADAJOZ.IFEBA APRESENTOU A III EDIÇÃO DE EQUEXTRE, FEIRA DO CAVALO E FEIRA DO TOURO. NOTA DE IMPRENSA

27.04.11 | António Lúcio / Barreira de Sombra

A apresentação decorreu ontem dia 26 de abril nos jardins da Galera de Badajoz com a presença de Miguel A. Celdrán, Presidente da Câmara Municipal de Badajoz, Valentín Torres, Presidente da Diputação de Badajoz, Germán López, Vereador delegado de Feria Badajoz. IFEBA, Carmen Pinilla, Presidente da Associação Extremenha de Criadores de Cavalos de Pura Raça Española, Juan Manuel de la Iglesia, Presidente da Federação Hipica Extremenha, e, Antonio Ferrera, Matador de touros Extremenho.

 

De 9 a 12 de Junho de 2011, a Instituição Ferial de Badajoz.IFEBA, celebra a III edição de ECUEXTRE, FEIRA DO CAVALO E FEIRA DO TOURO.

 

Há 2 anos, nasceu a Feira do Cavalo e do Touro, considerada como uma das mais importantes do suroeste ibérico, devido à importância económica e ao apreço por ambos sectores. Tudo isso, envolvido numa estratégica situação geográfica no triângulo Madrid, Lisboa e Sevilla, o que lhe aufere um enorme dinamismo económico e a transforma num ponto de encontro de ambos paises.

 

Neste enquadramento económico e cultural hispano português, e, como não podia deixar de ser, com o êxito optido na passada edição, estamos a desenvolver esforços no decorrer dos últimos meses, no sentido de fazer uma feira à altura das expectativas criadas desde a sua I edição.

 

Os visitantes do certame, poderão disfrutar de uma Feira de Dia e de uma Feira de Noite, elementos chave do êxito optido desde a sua origem.

 

A Feira de Dia, com a que pretendemos criar um ambiente único no qual unir os empresários e os aficionados, disfrutando do mundo do touro e do cavalo de uma maneira próxima aos animais, plenamente integrados na feira. Um certame no qual os expositores, coudelarias e empresas relacionadas com o mundo do cavalo e do touro, apresentam os seus animais, produtos e novidades, e, desenvolvem novas relações comerciais, envolvidos num ambiente perfeito proporcionado por espectáculos, restauração, criadores tanto de cavalos como taurinos, toureiros, etc… agrupando

diferentes sectores: coudelarias, alimentação equina, cuidados sanitários, serviços, veículos equestres, acessórios e roupa de montar, revistas especializadas, artigos equestres, ferragens, costureiros especializados, taxidermía, ganadeiros, fotografia taurina e equina, etc…

 

No ano anterior, instalámos uma praça de touros o que representou uma grande inovação e uma passo qualitativo no âmbito da feira. Na presente edição como não poderia deixar de ser, também será instalada e contaremos com primeiras figuras do toureio, tentadeiros de escolas taurinas, matadores de touros extremenhos, toureio a cavalo, forcados, etc… Contaremos entre outros com os ganadeiros de Herederos de Bernardino Piriz, Luis Terrón, Torregrande e as escolas taurinas de Badajoz, Vilafranca de Xira e Jerez de la Frontera.

 

Em simultâneo, ECUEXTRE, será ponto de encontro de Cavalos de Pura Raça Espanhola, Cavalos de Pura Raça Lusitana, Cavalos de Desporto, Cavalos Árabes, Cavalos Hispano Árabes, Cavalos Anglo Árabes, todos inscritos nos seus correspondentes Livros Genealógicos.

 

Como principais novidades desta edição, destacamos uma expocição monográfica de Antonio Ferrera, exposição na qual é protagonista esta figura do toureio extremenho com mais de 14 anos de trajectória. Esta mostrará imagens inéditas, fotografias, recordações pessoais, fatos de toureio, cabeças de touro, etc…

 

Vamos contar com múltiplas actividades diurnas tais como:

 

ACTIVIDADES FEIRA DO CAVALO:

Exibição de campeões de raça

Cobras

Doma Vaqueira

Doma Clássica

Coudelarias de arrasto

Sementais

Engates e carruagens

Doma Natural

Terapias equestres

Exibição de escolas hípicas

 

ACTIVIDADS FEIRA DO TOURO:

Exposição monográfica de Antonio Ferrera

 

OUTRAS ACTIVIDADES:

Exposições temáticas

“Trio de Ases”. Mesa debate com matadores e figuras relevantes do mundo do touro

Tentadeiros públicos

Autografos de toureiros

Toureio de salão

Escolas taurinas

Grupos de forcados

Toureio a cavalo

Conferências

Encontro de aficionados

Coloquios e mesas redondas

Espectáculos flamencos

Prova de vinhos

Atos culturais

Homenagem a personalidades ou instituições destacadas

 

A feira irá transformar-se num entorno dinâmico no qual terão lugar de forma continuada, múltiplas e variadas actividades programadas. Todas elas, vão contribuir para o enriquecimento da feira, dotando-a de uma grande quantidade de atos lúdicos e de ócio de forma a que os visitantes possam disfrutar de mais valias que poucas feiras do calendário nacional podem garantir.

 

GRANDE ESPECTÁCULO NOTURNO:

Na Feira de Noite, e, após o enorme êxito das duas passadas edições, os visitantes poderão disfrutar de um espectáculo noturno de dança a cavalo envolvido num ambiente especial, numa pista noturna preparada ao ar livre, na qual não apenas os aficionados ao mundo do cavalo, como também todas as pessoas que queiram disfrutar de um acontecimento especial e de grande beleza, com uma componente perfeita entre música e a nobreza da arte a cavalo, poderão estar presentes.

Contaremos também com esplanadas noturnas, gastronomía e música que permitirão disfrutar de um momento de ócio especial na noite de Badajoz.

 

Fonte: Virginia Rubio - Prensa IFEBA