Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BARREIRA DE SOMBRA 30 ANOS (1987/2017)

Desde 13.06.1987 ao serviço da Festa Brava

BARREIRA DE SOMBRA 30 ANOS (1987/2017)

Desde 13.06.1987 ao serviço da Festa Brava

ROMARIA A CAVALO CONTA COM APOIO DAS ENTIDADES DE TURISMO REGIONAIS

12.04.11 | António Lúcio / Barreira de Sombra

Está tudo a postos para que se cumpra mais uma Romaria a Cavalo Moita – Viana do Alentejo, entre 27 de Abril e 1 de Maio. A apresentação do evento foi realizada, este ano, com o apoio do Turismo do Alentejo, E.R.T. e do Turismo de Lisboa e Vale do Tejo, E.R.T., na Casa do Alentejo, em Lisboa, no dia 8 de Abril.

Na ocasião, o presidente da Câmara Municipal da Moita, João Lobo, afirmou que este foi “um dia muito importante para a Romaria a Cavalo Moita – Viana do Alentejo, pelo contributo e pela relevância dados pelas entidades de turismo a este trabalho, retomado há 11 anos”. “A tradição, a religião,a cultura,a relação com o cavalo e com a terra”, são, de acordo com o presidente da autarquia moitense, as principais características desta iniciativa.

O presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo, Bernardino Bengalinha Pinto, afirmou que, nos dias de hoje, a romaria “é muito mais do que a génese religiosa, junta um conjunto de factores e só há uma maneira de apreciá-la: ir aos locais e ver”. O autarca destaca “a vasta oferta característica do território da Moita” e atractivos como “o Santuário de N.ª Sr.ª de Aires, a gastronomia e o Alentejo no seu todo,em Viana do Alentejo”, como motivos mais do que suficientes para apreciar a visita aos concelhos e ver de perto a Romaria a Cavalo.

 

As entidades de turismo presentes manifestaram o seu apoio à realização da romaria a cavalo, que classificaram como “uma preciosidade”, e destacaram a sua importância para o desenvolvimento do território e para a afirmação de ambas as regiões.

Centenas de romeiros de vários pontos do país, à semelhança dos anos anteriores, vão percorrer os cerca de140 kmque separam a Moita de Viana do Alentejo, por caminhos de terra batida, e serão recebidos em Viana do Alentejo por milhares de pessoas, entre locais e visitantes, em ambiente de festa.

A partida da romaria está marcada para as 9:30h, de dia 27 de Abril, depois da bênção da imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem, junto à Igreja Paroquial da Moita. O percurso será feito pela antiga canada real, mais conhecida por Estrada dos Espanhóis, passando os romeiros pelas localidades de Poceirão, Landeira, Casebres, S. Cristóvão, Casa Branca e S. Brás do Regedouro. A chegada a Viana do Alentejo, um dos pontos altos da romaria, deverá acontecer por volta das 17:00h, no dia 30 de Abril.

Segundo a Associação de Romeiros da Tradição Moitense, durante o percurso, haverá, como habitualmente, apoio médico-veterinário permanente aos animais e, este ano, pela primeira vez, a comissão organizadora irá contar também com o apoio da Cruz Vermelha Portuguesa.

A Romaria a Cavalo é um dos maiores eventos equestres nacionais que voltou a realizar-se em 2001, depois de um interregno de mais de 70 anos, recuperando no tempo a tradição dos lavradores da Moita, que se deslocavam com os seus animais ao Santuário de Nossa Senhora D’Aires, para pedir protecção e boas colheitas. Realiza-se habitualmente no quarto fim-de-semana de Abril, por ocasião dos festejosem honra de N.ª Sr.ªde Aires. Este ano, a data coincide com as celebrações da Páscoa e devido ao facto de, durante a semana santa (entre domingo de ramos e domingo de Páscoa), os actos litúrgicos estarem condicionados, as celebraçõesem honra de N.ª Sr.ªde Aires acontecem uma semana depois.

A XI edição da Romaria a Cavalo Moita – Viana do Alentejo é organizada pela Câmara Municipal da Moita, Câmara Municipal de Viana do Alentejo, Associação de Romeiros da Tradição Moitense e Associação Equestre de Viana do Alentejo e conta com o apoio das entidades regionais de turismo do Alentejo e do Vale do Tejo.