Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BARREIRA DE SOMBRA 30 ANOS (1987/2017)

Desde 13.06.1987 ao serviço da Festa Brava

Desde 13.06.1987 ao serviço da Festa Brava

DIVULGAÇÃO LITERÁRIA TAURINA - «TAUROÉTICA», DE FERNANDO SAVATER

Dando seguimento à nossa intenção de divulgação de livros e de conteúdos de interesse para a formação de opinião por parte dos aficionados e transmissão de conhecimentos sobre todas as matérias relacionadas com a tauromaquia, trazemos hoje o livro «Tauroética», de Fernando savater, editado já neste ano de 2011 pela Turpial em Madrid. É mais um  conjunto de textos de elevado interesse e valor em termos de opinião crítica.

Na contracapa escreve-se: “O debate no Parlamento da Catalunha sopbre a abolição das corridas de toiros voltou a colocar na actualidade uma velha polémica: é um espectáculo curel e brutal, resíduo do pior do nosso passado? Ou uma manifestação artistica de fina raíz espanhola? O cerne da discussão é, sem dúvida, de carácter ético.

 

Os que pedem que se proíba a festa taurina não o azem por razões estéticas nem duvidam de que seja tradicional, antes questionam a sua moralidade. Contas feitas, trata-se de uma questão filosófica, não folclórica ou sentimental. Nela se centra este livro. Não é uma alegação em favor das corridas de toiros mas sim contra as argumentações moralistas daqueles que as querem suprimir. Sobretudo é uma reflexão sobre as nossas relações com os animais e a diferença essencial entre os propósitos que devemos ter com eles e as obrigações éticas que temos com os humanos.”

 

O livro, dividido em duas partes e sete textos de grande interesse (Prólogo; Nuestra actitud moral ante los animales; Pregón taurino; Toro o nada; Rebelión en la granja; Malos pasos; La honradez de la fiera) termina de forma exemplar com o seguinte excerto da autoria de Ignácio Sànches-Mejias:

 

“O mundo inteiro é uma enorme praça de toiros onde o que não toureio investe. Isto é tudo. Dois imensos bandos: manadas de toiros e multidões de toureiros, e, em consequência, é a luta pela nossa própria vida que nos obriga a tourear.”

 

In, Tauroética, de Fernando Savater, ediciones Turpial, Madrid, 2011

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me