Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BARREIRA DE SOMBRA

Desde 13.06.1987 ao serviço da Festa Brava

BARREIRA DE SOMBRA

Desde 13.06.1987 ao serviço da Festa Brava

NOVO BURLADERO DE MARÇO DEDICADO AOS FORCADOS

09.03.11 | António Lúcio / Barreira de Sombra

 

Já se encontra nas bancas a NOVO BURLADERO N.º 268. Trata-se da terceira edição ESPECIAL, este mês dedicada aos FORCADOS.

Baseámos o nosso trabalho sobre a tão portuguesa arte de pegar toiros, em três grandes entrevistas plenas de interesse a três destacados forcados: Vasco Pinto (Alcochete), Nuno Marques (Chamusca) e Pedro Coelho dos Reis (Aposento da Chamusca).

Capítulo à parte é o que dedicamos à Pega de Cernelha, com depoimentos de quatro especialistas de distintas gerações: António José Zuzarte (Montemor), Joaquim Pedro Torres “Peu” (Santarém), João Pedro Bolota (Alcochete) e Manuel Mata (Montemor).

No Top 10 de 2010, os cabos dos 10 grupos que mais pegaram, analisam as respectivas temporadas.

Em Glórias do passado, João Nunes Patinhas recorda-nos a sua recente passagem pelo México, país onde é ídolo e onde foi recentemente homenageado.

Num artigo de opinião com a sua indelével chancela, Jorge Faria fala-nos de: Pegar ou Agarrar?

Há ainda lugar para o Marcador da Temporada dos Grupos de Forcados Amadores, para o quadro identificativo dos Grupos que pegaram na temporada portuguesa de 2010, e duas páginas com magníficas fotos de algumas das melhores pegas de 2010.

A par do tema principal desta edição ESPECIAL FORCADOS, destaque também para os festejos que abriram a temporada de 2011: os festivais de Mourão e Granja e a corrida da inauguração da praça de toiros de Vinhais.

Para além de tudo isto, poderá ainda ler, como é hábito, Al Alimón, Taurocultura e Álbum de Memórias (Vítor Escudero), Tertúlia “NB” (David Leandro), América Taurina e Da Barreira (Carlos Martins), História do Toiro Bravo (José Henriques), As pelagens do toiro de lide e as suas particularidades (João Lucas), À Boca do Burladero e ABC da Tauromaquia (Catarina Bexiga), Efemérides (Tiago Fadigas), Recordações a Preto e Branco (António José Zuzarte), 5.ª Coluna (Fernando Marques) e As Fotografias do História (Duarte Chaparreiro).

Referência final para a entrega do V Prémio BACATUM, que terá lugar no Hotel Tivoli Lisboa no próximo dia 9 de Abril. ANTÓNIO BADAJOZ será o distinguido deste ano. Para se inscrever pode consultar a revista deste mês, onde encontrará o cupão de inscrição. Não falte!

Não deixa de ler a NB de Março. Junte a sua afición à nossa e desfrute de bons momentos de leitura!

E em Abril teremos a ESPECIAL ANIVERSÁRIO!