Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

BARREIRA DE SOMBRA 30 ANOS (1987/2017)

Desde 13.06.1987 ao serviço da Festa Brava

Desde 13.06.1987 ao serviço da Festa Brava

ACADEMIA DE TOUREIO DO CAMPO PEQUENO JÁ FUNCIONA

Já começaram os treinos da Academia de Toureio do Campo Pequeno, sob a orientação do Matador de Toiros António João Ferreira!

 

Os treinos de salão realizam-se às quartas e sextas-feiras, das 17h às 20h e aos sábados, das 10h às 13h, no Campo Pequeno.

 

Fomentar o aparecimento de novos valores do toureio e formação integral dos novos aficionados são os objectivos da Academia.

 

Se és jovem e queres testar as tuas capacidades comparece nos dias e horas dos treinos de salão e DESAFIA-TE, quem sabe se não serás um dos futuros valores da tauromaquia?

 

Se ainda não és aluno da Academia, inscreve-te através do e-mail tauromaquia@campopequeno.com ou pelo telefone 21 799 84 56

27907111_1814230345255781_1358178753_o.jpg

Na foto, da esquerda para a direita, João Pinto, Rui Cardoso, João Silva, o matador de toiros António João Ferreira, maestro Rui Bento - Director de Actividades Tauromáquicas, João Marafaz, André Jardim e João Pedro Góis.

 

COLÓQUIO ORGANIZADO PELO C.T.ALTER DO CHÃO: MARCO CANEIRA, MANUEL GUERREIRO E SORAIA COSTA DÃO A CARA PELA NÃO-VIOLÊNCIA

Ainda que por breves horas, o Marco Caneira (futebolista), a Soraia Costa (cavaleira) e o Manuel Guerreiro (forcado), participaram num colóquio realizado no cine teatro de Alter do Chão, com a temática da Não Violência e da Paz, destinado a alunos do terceiro ciclo e ensino secundário.

 

Colóquio, moderado por Marco António Gomes e que contou com a participação além dos já referenciados com a presença da enfermeira Ana Paula e da encarregada de educação Marta del Cazo.

 

Cada um dos presentes deu o seu testemunho pessoal, sendo comum a todos a não aprovação de qualquer tipo de violência independentemente da idade, ou da fase da vida em que a mesma é praticada.

AS "CARAS" E EXPRESSÕES DO TOIRO DE LIDE

Na recente visita que fiz à ganadaria Murteira Grave pude apreciar, como em outras ocasiões, as expressões dos toiros e dos novilhos, as suas "caras". Indícios do que podem ser aquando a sua lide.

Desde os mais pequenos, os bezerros, às mães, aos novilhos e aos toiros, aqui vos deixo umas quantas imagens que provam a beleza desse animal único que é o toiro de lide.

 

 

CARNAVAL TAURINO EM CORUCHE

Um espectáculo taurino de Carnaval na Praça de Toiros de Coruche terá lugar no próximo sábado, 10 fevereiro pelas 16 horas, com preços convidativos, de apenas 5 euros dos 7 aos 16 anos e 10 euros a partir dos 16 anos. Será um espetáculo com os “Recortadores” da “Arte Lusa” e demais variedades divertidas alusivas á época.

carnaval 2018.jpg

 

2 FESTIVAIS EM SANTARÉM PARA AS VÍTIMAS DOS INCÊNDIOS DE PEDROGÃO GRANDE

Santarém 007.jpg

A empresa Aplaudir, de João Pedro Bolota, projecta 2 festivais taurinos para a Monumental Celestino Graça em Santarém, a terem lugar a 17 de Março, pelas 11 e pelas 15h, segundo avançam os sistes TouroeOuro e Tauronews.

 

No festival matinal deverão actuar António Brito Paes, Salgueiro da Costa e Rouxinol jr a par de outros 3 cavaleiros e três Grupos de Forcados.

 

Á tarde, com toiros de Manuel Cary actuarão Luis Rouxinol, Filipe Gonçalves, Manuel Telles Bastos, Francisco Palha e outros dois cavaleiros. Os Forcados serão os Amadores de Santarém e de Alcochete.

NOTÍCIAS CURTAS

Novo Burladero nas bancas com o seu nº 347, 40 anos de existência. Este número é dedicado ao toureio a cavalo, com entrevistas a António Telles e Ana Batista e onde Emídio Pinto fala dos «Cavalos da minha vida».

A não perder!

 ***************

Missas por António Manuel Cardoso e João Nunes Patinhas terão lugar hoje, dia 8, na Igreja Matriz de Alcochete e no dia 24 na Igreja da Misericórdia em Évora, respectivamente.

 ***************

“Toiros & Tauromaquia” prossegue com os filhos de “Néné”, António e Margarida a tomarem as rédeas de tão prestigiosa empresa e a darem seguimento aos projectos do pai recentemente falecido. Um exemplo de coragem.

 ***************

João Ribeiro Telles e António Partes, até à passada semana apoderados pelo falecido António Manuel Cardoso, actuarão este fim de semana no festival da Granja. O cavaleiro da Torrinha comemora este ano 10 anos de alternativa.

 ***************

O matador de toiros vila-franquense Nuno Casquinha foi declarado triunfador da Feira de Socota, no Perú, tendo cortado duas orelhas a toiros de Paijan. Tem a sua primeira actuação em Portugal no festival de Serpa.

T. T. TERCEIRENSE ORGANIZARÁ FEIRA TAURINA DE SÃO JOÃO NOS PRÓXIMOS QUATRO ANOS

sanj2.jpgFoi na passada sexta-feira que a Câmara Municipal de Angra do Heroísmo e a Tertúlia Tauromáquica Terceirense assinaram um contrato-programa para a organização da Feira Taurina de São João na Ilha Terceira para os próximos quatro anos. O documento firmado pelas duas instituições depõe a responsabilidade da organização das conhecidas Sanjoaninas na instituição da Tertúlia Tauromáquica Terceirense.

 

A Tertúlia Tauromáquica Terceirense é a organizadora da Feira Taurina de São João desde o ano 2011, tendo até ao momento assinado contratos de programa bianuais com o município angrense, depois de um primeiro ano de experiência. No entanto, a excelência do trabalho desenvolvido pela reconhecida instituição taurina terceirense, no que concerne à qualidade dos cartéis, promoção da ilha além-fronteiras através da sua cultura taurina, e a captação de interesse turístico no nicho de mercado da tauromaquia, que já é uma realidade, fez com que a mesma merecesse os votos de confiança pela Câmara Municipal de Angra do Heroísmo para organizar o evento taurino que se tem afirmado como a feira taurina mais importante de Portugal até ao ano de 2021.

 

 

 

PORQUE SÃO LONGAS AS CORRIDAS DE TOIROS? – DEBATE

Debate1.jpgNo próximo dia 15 de Fevereiro, quinta-feira, e numa organização do Campo Pequeno, conjuntamente com o Grupo Tauromáquico "Sector 1" e Campo Pequeno TV, o tempo de duração das corridas será tema de debate!

 

As 11 corridas da temporada 2017 realizadas em Lisboa, foram analisadas ao segundo para um estudo inédito, feito por José Cáceres, para o Campo Pequeno TV.

 

O tema terá como convidados o gestor taurino Rui Bento Vasquez, o director de corrida Pedro Reinhardt, o cavaleiro Rui Salvador, a crítica taurina Patrícia Sardinha e será moderado por José Cáceres.

 

Será um debate aberto ao público

Estreia no mesmo dia, no canal Campo Pequeno TV um programa alusivo a este tema.

 

Não perca!

DESTAQUE CAMPO PEQUENO TV: RUI FERNANDES - ESCULTOR DA FESTA

O escultor Rui Fernandes tem dedicado a sua arte fundamentalmente à tauromaquia e meio envolvente, com particular acuidade no cavalo e no toiro.

O Campo Pequeno TV proporciona-lhe uma visita ao atelier do artista e às múltiplas esculturas que se encontram na Golegã, em plena via pública.

Uma viagem imperdível que nos dá a conhecer um artista importante e que muito tem ajudado a projectar a tauromaquia.

Campo Pequeno TV, disponível agora na posição 164 do MEO, no videoclube da NOS e no VIMEO.

 

Assista ao Trailer do programa em:  https://youtu.be/vSr1-10jJ7A

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me