Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

BARREIRA DE SOMBRA 30 ANOS (1987/2017)

Desde 13.06.1987 ao serviço da Festa Brava

Desde 13.06.1987 ao serviço da Festa Brava

"FONSI", UM NOME A RETER

É filho do cavaleiro bucelense radicado em Espanha Paulo Brazuna e o seu nome começa a ser falado entre aficionados espanhóis, ao nível de escolas. Tem toureado bastante mas como só agora vai fazer 14 anos de idade, também só a partir da próxima temporada se poderá anunciar nos cartéis.

Tem arte e "empaque" como mostram as fotos que vos damos a conhecer.

received_983848791774450.jpeg

received_983848801774449.jpeg

received_983848805107782.jpeg

received_983848818441114.jpeg

received_983848875107775.jpeg

 

SAI DAVID ANTUNES ENTRA JOÃO BRETES NA EQUIPA ROUXINOL

IMG_20171119_145228.jpgO bandarilheiro vilafranquense David Antunes deixou a equipa Rouxinol para se dedicar á sua actividade comercial e à ajuda na Escola de Toureio José Falcão. Para o seu lugar entra João Bretes, conforme foi hoje confirmado no almoço de final de temporada que o apoderado dos toureiros levou a cabo em Sobral de Monte Agraço.

 

ALMOÇO DE FINAL DE TEMPORADA DA EQUIPA ROUXINOL

IMG_20171119_145706.jpgFrancisco Penedo, apoderado de Luis Rouxinol e de Luis Rouxinol Jr, organizou hoje um magníficio almoço de final de temporada, aquela em que o primeiro cavaleiro cumpriu os seus 30 anos de alternativa e o segundo tomou a alternativa, na sua nova propriedade em Sobral de Monte Agraço, juntando muitos daqueles que acompanharam o toureiro ao longo desta já longa carreira nas arenas.

 

Presente, para além do Presidente da Câmara Municipal do Montijo Nuno Canta, esteve também o antigo cavaleiro tauromáquico D. Francisco de Mascarenhas, o ganadeiro Engº Luis Rocha, o deputado Duarte Pacheco, membros da Tertúlia Tauromáquica Sobralense, críticos tauromáquicos, patrocinadores...

Um momento bonito, cujas imagens contamos mostrar em breve.

A COMUNICAÇÃO SOCIAL TAURINA EM 2017

3-2-www-png-file.png

Um ano mais a world wide web ou internet foi pródiga na cobertura nacional ou regional das corridas de toiros às tauromaquias populares, mais baseados na fotografia uns, com um maior pendor escrito e de opinião outros (poucos), com maiores e melhores conhecimentos da matéria uns, com melhores ou menos boas fotos outros… Tal como, afinal, a temporada se foi desenrolando e tal como os artistas que tivemos oportunidade de ver em acção nas arenas.

 

A crítica de um espectáculo, qualquer que seja o seu tipo (música, teatro, dança, etc), implica que haja um conhecimento mínimo das matérias que é necessário abordar. E não têm que agradar a todos porque são opiniões baseadas na visão que cada um tem do que se vai desenrolando à sua frente e também expressa com base nos conhecimentos teóricos ou até práticos de quem os exprime.

 

Ao existirem muitos sites, blogues, etc, proliferam também os que escrevem e fotografam para esses sítios da www. Será que todos têm o elevado grau de exigência que deve presidir a quem exprime opiniões sobre situações concretas como as do toureio? Será que os que fotografam e colocam fotos a esmo nos seus sítios têm noção da técnica do toureio e dos momentos que devem fotografar e seleccionar para não colocarem fotos que não ajudam à imagem que querem passar ao grande público?

 

O número de visitas diárias e de visualização de páginas em cada sítio da internet mostra bem a sua importância em termos absolutos quanto à sua penetração no estrato social que acede às notícias sobre a tauromaquia. E é engraçado, por vezes, verificar os sítios (cidades e países) de onde acedem às nossas páginas.

 

Dezenas de milhar de fotos, centenas ou milhares de notícias, foram chegando a todo o mundo através da net. É, pois, preciso, cuidar bem melhor dos conteúdos que se produzem e dão a conhecer.

 

Este ano de 2017, em que comemorei 30 anos de crítico tauromáquico (nome pomposo…) fui convidado a ajudar a empresa de Rafael Vilhais nas acreditações de órgãos de comunicação social na Feira Taurina da Moita e foi uma tarefa que desempenhei com agrado e me permitiu perceber melhor quem eram alguns dos colegas que estavam por detrás dos nomes dos blogues e sites que aí estão.

 

Não vou fazer comentários ao trabalho dos outros colegas, mas vou deixar uma referência especial á equipa do Novo Burladero pelo excepcional trabalho que desenvolvem ao longo de  3 décadas e ao jornal OLÉ! que cumpriu mais de 400 edições e 10 anos de existência.

 

Na rádio mantém-se os programas na Íris FM, Diana Fm e Voz do Sorraia (se falhamos algum, o nosso pedido de desculpas).

 

Para registo, e para quem queira ter um pouco de trabalho a visitar as diversas páginas na net, aqui ficam os nomes e endereços:

COMUNICAÇÃO SOCIAL TAURINA - 20017
   
NOME ENDEREÇO ELECTRÓNICORESPONSÁVEL
Barreira de Sombrahttps://barreiradesombra.blogs.sapo.ptAntónio Lúcio
Carregar a Sortewww.carregarasorte.comEstevão Nunes
Falar de Toiroswww.falardetoiros.blogspot.comCatarina Bexiga
Farpas Bloguewww.farpasblogue,blogspot.comMiguel Alvarenga
Festa Brava no Ribatejowww.festabravanoribatejo.blogspot.comLuis Miguel Sacoto
Forcadilhas e Toiroswww.forcadilhasetoiros.comArmando Alves
Gente Aficionadawww.genteaficionada.comDiogo Nora
Jornal OLÉwww.jornalole,blogspot.comLuis Miguel Pombeiro
Naturales-Tauromaquiawww.naturales-tauromaquia.blogspot.comPatrícia Sardinha
Novo Burladerowww.novoburladero,comJoão Queiróz
Parar Templar Mandarwww.parartemplarmandar.comFernando Clemente
Pátio de Quadrilhaswww.patioquadrilhas.blogspot.comDaniela Caetano/Carlos Caetano
Porta dos Sustoswww.portadossustos.comMaria Mil Homens
Revista os Toiroshttps://revistaostoiros.blogspot.ptHenrique Carvalho Dias
Rincon Taurinowww.el-rincontaurino.comSónia Batista/Ricardo Relvas
Sol e Sombrawww.solesombra.netJoão Silva
Sortes de Gaiola www.sortesdegaiola.blogspot.comJoão Cortesão
Taurodromowww.taurodromo,comFlávio Oliveira
Tauronewswww.tauronews.comFrancisco Mira
Toureio.ptwww.toureio.ptHugo Calado
Touro&Ourowww.touroeouro.comSolange Pinto / João Dinip

Foto: http://www.freepngimg.com/download/www/3-2-www-png-file.png

CAMPINOS DE LUTO POR JOAQUIM ISIDRO DOS SANTOS

Tiveram lugar esta manhã em Samora Correia as cerimónias fúnebres dessa grande lenda da campinagem que foi Joaquim Isidro dos Santos e que durante décadas foi maioral da também lendária ganadaria Palha,

 

Tinha 91 anos de idade e deixa filho, neto e bisneto nesta arte única em todo o Mundo: Joaquim Carlos, Luis Santos e Rui Santos.

 

A toda a sua família apresentamos as nossas sentidas condolências-

 

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me